Ursula K. Le Guin será uma das autoras, senão a, mais influentes da ficção científica, tendo escrito vários clássicos dentro deste género e no fantástico (com a série Terramar). Duas das suas obras mais conhecidas encontram-se no ciclo Hannish, uma série de volumes independentes em que humanos existem em vários planetas distintos, demonstrando padrões evolutivos e estruturas políticas bastante distintas que permitem, à autora, explorar diversos conceitos. Uma destas obras é Os Despojados que terá uma segunda edição em português pela Saída de Emergência, voltando às prateleiras das livrarias em início de Junho:

Em Anarres, um planeta conhecido pelas extensas áreas desérticas e habitado por uma comunidade proletária, vive Shevek, um físico brilhante que acaba de fazer uma descoberta científica que vai revolucionar a civilização interplanetária. No entanto, Shevek cedo se apercebe do ódio e desconfiança que isolam o seu povo do resto do universo, em especial, do planeta gémeo, Urras.

Em Urras, um planeta de recursos abundantes, impera um sistema capitalista que atrai Shevek, decidido a encontrar mais liberdade e tolerância. Mas a sua inocência começa a desaparecer perante a realidade amarga de estar a ser usado como peão num jogo político letal.

Que esperança e idealismo restam a Shevek, aprisionado entre dois mundos incapazes de ultrapassar as diferenças? E ao desafiar ambos os regimes políticos, conseguirá ele abrir caminho para os ventos da mudança?