Seres Mágicos em Portugal – Vanessa Fidalgo

IMG_3910

O livro não é novo e já o tinha visto por diversas vezes nas prateleiras de uma livraria. Apesar da temática me ser interessante, foi a apresentação nos Sustos às sextas que me convenceu a adquiri-lo. A autora referiu, neste evento, a forma como teria percorrido o país a recolher histórias que se pudessem enquadrar no sobrenatural, tendo dividido as histórias em três volumes de temática diferente.

Este, Seres Mágicos em Portugal, conterá histórias sobre criaturas mágicas, desde lobisomens a moiras, gigantes, olharapos a bruxas. Mas todos estes seres e histórias de uma perspectiva lusitana – os lobisomens não são homens que se transformam apenas em lobos, mas têm a capacidade de se transformar em qualquer animal. Por seu lado, as bruxas não andam de vassoura, mas são aquelas mulheres que podemos encontrar em qualquer vila fornecendo arranjos e encantos a qualquer pessoa.

Era esta perspectiva que tinha sido prometida, era esta a expectativa, e, nesse sentido, o livro cumpre isso mesmo – cruzando diversas fontes e formatos, entrega-nos uma compilação de diversas histórias sobre os mais diversos seres que podemos encontrar em todo o país.

IMG_3731

Mas não excedeu as expectativas. O facto de recolher histórias de diversas fontes, sendo que algumas se tratam de compilações pré-existentes e conhecidas (e bem referenciadas, há que o dizer) e outras são testemunhos em fórums, o resultado é um conjunto bem diferente em tom, profundidade e formato.

Nota-se a tentativa de manter a história com o tom em que foi contado, mas tal dificulta a coerência do livro no seu todo – ora lemos um texto quase formal, de tom cuidado, clássico e por isso quase sonhador, ora somos apresentados a um texto insatisfatório de alguém com pouca capacidade de escrita (o usuário do fórum online) – ou que nem escreveu o texto a pensar em tal enquadramento.

Esta divergência e inconstância foi o ponto mais negativo do conjunto. De resto encontramos lendas e historietas interessantes, cómicas e assustadoras, versões semelhantes a outras histórias que já lemos, derivações retratando seres semelhantes em cenários diferentes.

Um pensamento sobre “Seres Mágicos em Portugal – Vanessa Fidalgo

  1. Pingback: Seres Mágicos em Portugal – Vaness...

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s