O Tesouro – Selma Lagerlof

Selma Lagerlof, sueca, foi a primeira mulher destacada com um Nobel da literatura. Para além de professora primária e feminista, Selma Lagerlof ajudou na fuga de diversos intelectuais alemães.

Das suas obras, a mais conhecida será provavelmente A Viagem Maravilhosa de Nils Holgerssn através da Suécia, livro que li há já alguns anos. No entanto, na memória o que ficou foi uma série animada baseada nesta obra.

Em O Tesouro, a história inicia-se com Torarin, um simples vendedor de peixe que atravessa o continente de carroça, acompanhado pelo cão, ao qual pede frequentemente conselho. No entanto, ignora os uivos deste quando se decide a parar na casa do Senhor Arne, um dos homens mais ricos da região. Durante o jantar, a esposa é acometida pelo barulho de amolar facas, mas todos ignoram aquilo que julgam ser a alucinação de uma velhota. Torarin segue viagem após a refeição e só no dia seguinte toma conhecimento do assalto à casa do seu benfeitor que resultou na chacina de quase toda a família – a filha adoptiva ter-se-à escondido e assim, salvo, jurando vingar-se dos assaltantes. Torarin, com pena, leva-a para casa.

A história, bem construída e com laivos de fábula, toma por heroína a jovem inocente e torna-se numa tragédia de moral popular – uma espécie de lenda nórdica que mistura fantasia, superstição e religião.

Ainda que não se tenha tornado um dos meus livros favoritos, gostei.

Outros livros da autora

6 pensamentos sobre “O Tesouro – Selma Lagerlof

  1. Descobrindo Tesouros! Hoje com meus quarenta e cinco anos de idade descubro as obras deixadas por pessoas excepicionais; cujas literaturas que já reinam por uma eternidade… óh Deus! como as descobertas são sempre surpreendentes! Selma Lagerlof, quanta admiração por esta escritora de Fábulas…eu gostaria de voltar á ser criança e ler tudo o que ela nos deixou.

  2. eu tive de ler porque o meu professor teve o mau gosto de por esta obra para o plano da leitura recreativa. Era o que eu pensava na hora mas depois de ler o livro apaixonei.m pela forma da escritora e agora sou uma grande fã.

  3. Não sei se conheces desta autora “O livro das lendas”, é um livro de contos com laivos de fantástico e de lendas, como o próprio nome diz, eu gostei bastante e aconselho. O primeiro conto é sobre a viagem dela de comboio quando foi receber o prémio nobel, a conversa com o pai que já tinha morrido na altura nessa altura 🙂
    podes ver no meu blog o comentário, caso estejas interessada
    Ainda não li O Tesouro, tenho em casa para ler.

    boas leituras

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s