A Leoa – Anne-Caroline Pandolfo e Terkel Risbjerg

A Leoa é a história de uma mulher que ultrapassou as convenções do seu próprio tempo, Karen Blixen. A autora do romance auto  biográfico Out of Africa (em português, África Minha, adaptado para cinema com sucesso) nasceu decididamente no século errado. Ou no género errado para a época.

O seu espírito curioso e aventureiro não tinha lugar como mulher na sociedade religiosa e conservadora do início do século XX em que apenas os rapazes iam à escola, e as raparigas ficavam em casa a aprender a bíblia e talvez um outro idioma, neste caso o inglês. Irreverente, consegue escapar-se de casa para uma escola de belas-artes, mas também aqui o lugar das mulheres é distante do dos homens, com menos possibilidades e oportunidades.

O casamento parece a opção perfeita. Com o barão sueco Blixen-Finecke muda-se para África, para uma quinta onde pretendem produzir café, enquanto partilham aventuras em esplendorosos safaris. O casamento revela-se, no entanto, uma má escolha. O barão transmite-lhe sífilis, no seguimento de vários encontros com raparigas locais. Assim Karen Blixen separa-se do marido mas mantém-se à frente da herdade.

Apesar de ser uma gestora capaz, o solo da herdade não é propício à produção de café, e a ida para África que a tinha libertado para aventuras em novos territórios, longe da mentalidade retrógrada da família, é também o evento que a deixa, mais tarde, sem nada, dependente dos familiares quando tem de regressar à Europa – triste consequência do papel de mulher, sem real formação que possa utilizar.

Com ela ficam os ecos de África e dos povos africanos, uma forma diferente de ver o mundo que a marca e que irá transparecer nos livros que se decide a escrever, como forma de explorar a criatividade que acumula. É graças a estes livros que se transforma numa mulher de sucesso, que usa para deixar um legado de conservação da Natureza.

Explorando a influência de personagens ficcionais na vida de Karen Blixen como forma de justificar a sua irreverência, A Leoa é a história apaixonante de uma pessoa que parece perdida na sua própria vida até ao momento em que o que viveu se consegue concretizar num projecto de sucesso. Em Portugal A Leoa foi publicado pela G Floy.

Um pensamento sobre “A Leoa – Anne-Caroline Pandolfo e Terkel Risbjerg

  1. Pingback: Resumo de leituras – Julho de 2017 (6) | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s