Dylan Dog – Mater Morbi – Rechhioni e Carnevale

Já tinha ouvido falar muito bem da banda desenhada mas, infelizmente, poucos números se encontram em Portugal. O filme Dellamorte Dellamore, baseado vagamente na banda desenhada, e que foi recentemente escolhido por Filipe Melo para uma das sessões mensais de Filmes de Culto, aguçou-me ainda mais a curiosidade e foi com bastante alegria que vi que este volume foi incluído na colecção de Novelas gráficas!

Ainda que a personagem tenha sido criada por Sclavi, neste volume a história é construída por Roberto Recchioni, uma história centrada na doença em que Dylan Dog aparece envolto em enfermidade, controlado pelas maleitas do corpo, submetido a uma situação que não consegue controlar – não só por conta da doença, mas por imprevistos que envolveram o pessoal médico e que provocam a troca de fichas. E nomes.

Iniciando-se a cores, a história prossegue a preto e branco aquando do início da doença, entre traços abruptos sem gradiente, e trechos em tons de cinzento para cenas de maior detalhe, separando memórias de acontecimentos, sejam interiores (dentro da própria mente) ou exteriores (quando está acordado).

Explorando a submissão a uma doença e o caminho tortuoso dos tratamentos, Dylan Dog enfrenta a enfermidade sob a forma de uma mulher, uma entidade poderosa que gosta de subjugar e de estabelecer longos e dolorosos caminhos para os que domina.

De temática difícil que aborda com mais tacto do que possa parecer, este volume de Dylan Dog apresenta uma história excelente de grafismo espetacular. Espero que este seja apenas um dos volumes de Dylan Dog a ser publicados nos próximos tempos. Este volume incorpora a terceira Colecção de Novelas Gráficas lançadas pela Levoir em parceria com o jornal Público.

2 pensamentos sobre “Dylan Dog – Mater Morbi – Rechhioni e Carnevale

  1. Pingback: Resumo de leituras – Setembro de 2017 (1) | Rascunhos

  2. Pingback: Assim foi: Fórum Fantástico – as escolhas do ano | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s