The Dark Tower

Não li, ainda, os livros. O que já conhecia da história provém da banda desenhada, que apresenta várias linhas narrativas num mundo complexo, com algo de Western onde existe a magia e onde se propaga uma maldade sem fim que pretende virar o Universo do avesso.

No filme a história centra-se num rapaz com capacidades pouco usuais, elevadas capacidades que poderão ser bastante valorizadas por ambas as partes da grande batalha, mas que, na nossa realidade, são tomadas por algum tipo de desequilíbrio mental. Depois da morte do pai o rapaz sonha frequentemente com um mundo que desconhece e duas personagens que se enfrentam várias vezes, o pistoleiro e o homem de negro.

Instigada pelo padrasto e por relatórios da escola, a mãe convence-se que o rapaz deverá ser internado numa clínica para jovens problemáticos. Aquando da recolha o rapaz apercebe-se que os dois trabalhadores da tal clínica serão agentes mascarados da facção negra que pretende a destruição do Universo e foge. Seguindo as pistas dos seus sonhos encontra um portal para outro mundo, o mundo do Pistoleiro.

A partir daqui o filme explora a fórmula recorrente de um rapaz que conhece um possível mentor, uma personagem mais velha e conhecedora, que se mostra anti-social mas que lentamente desenvolve algum tipo de empatia pelo jovem que detém poderes por descobrir.

Centrando-se mais nestes dois personagens e na sua batalha contra a figura de negro, o filme apresenta uma sucessão de cenas de acção nem sempre lógicas do ponto de vista narrativo ou científico (balas com velocidades diferentes para causarem grandes efeitos, conhecimentos indevidos, etc).

Cumprindo, parcialmente, a missão de distrair o público, o filme falha na concretização da maior expectativa de quem conhece parcialmente a história que lhe dá origem, centrando-se pouco na mitologia e no mundo médio, as componentes mais distintas e interessantes da história. Descurando esta parte, o resto é uma história semelhante a tantas outras, com cenas colocadas para retirar a carga pesada dos  acontecimentos negativos, um filme que tem, como propósito principal, distrair durante duas horas e ser esquecido.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s