Comer / Beber é um pequeno livro contendo duas curtas mas grandes histórias da autoria de Filipe Melo e Juan Cavia. Ambas as histórias estiveram para ser incluídas na Granta 9 mas apenas uma ficou pronta a tempo. Ainda bem – a publicação pela Granta atinge um público pouco habituado ao formato da banda desenhada e até poderia ser interessante para os autores e editor por esse motivo, mas para o leitor, este formato, em capa dura e papel lustrado permite apreciar melhor o trabalho dos autores (é de fácil comparação – li primeiro a história Comer na Granta e já aqui gostei da história).

A primeira das histórias deste pequeno volume centra-se num casal na Polónia ocupada pela Alemanha. O casal tinha um restaurante de luxo que rapidamente passa a ser frequentado pelos oficiais alemães, resultando num ambiente pesado onde se sente a opressão implícita da sua presença. O momento da ocupação é marcado pelo guardar, no cofre, de uma garrafa de champanhe pelo dono do restaurante – um momento que será marcante no final da história.

A segunda história segue um polícia que percorre um longo caminho por uma fatia de uma tarte que tem uma grande fama. Não aceitando a justificação para a inexistência da iguaria, o polícia aguarda longas horas sentado no restaurante até que a cozinheira, saturada, se desloca à sua mesa e finalmente compreende o objectivo por detrás do pedido.

Depois de uma trilogia fantástica carregada de zombies e outras criaturas sobrenaturais, e de um livro de curtas passado no mesmo Universo, a dupla constituída por Filipe Melo e Juan Cavia já tinha enveredado por histórias mais sérias com Vampiros (apesar do título é uma história passada na guerra colonial portuguesa) e consegue, aqui, expressar-se recorrendo a poucas palavras em duas histórias fortes e maduras que se distinguem dos trabalhos realizados anteriormente.

Comer / beber é, assim, um duo envolvente em que as duas partes conseguem ser bastante distintas em premissa apesar do tema em comum. Comer é uma história que deixa um peso no estômago apesar da delícia citada e beber transforma-se em leveza no meio de uma desgraça verdadeira.

No final podemos encontrar a receita de uma tarte de maçã

Comer / beber foi publicado pela Tinta da China.

Outros livros dos autores