Stevenson, le pirate intérieur – Follet / Rodolphe

Robert Louis Stevenson está entre os autores mais influentes da literatura ocidental, com obras tão diversas quanto Ilha do Tesouro ou Dr. Jekyll e Mr. Hyde. Tendo, o que era raro, sido reconhecido em vida, atingiu bastante sucesso com as suas obras que ora relatam aventuras imensas ou episódios sombrios.

Stevenson era um homem eternamente doente. Desde criança que se encontrava recorrentemente de cama, usando a imensa imaginação para criar piratas e outras personagens que o acompanhariam. Aliás, a cada recaída refere-se à doença como os seus piratas interiores, uma forma de mostrar a incansável batalha que o seu corpo trava.

Bom aluno noutras áreas, mas sempre aéreo por conta da sua imensa imaginação, acaba por convencer a família a investir numa carreira de escritor – carreira que cedo atinge reconhecimento, com boa venda de exemplares e pedidos frequentes para apresentar mais histórias, principalmente nos jornais.

O destino faria Stevenson cruzar-se com Fanny, uma mulher peculiar, habituada à vida dura numa cidade mineira que, para além do ar arrapazado (ou prático), era capaz de disparar uma pistola e de enrolar os seus próprios cigarros. Seria este encontro que levou Stevenson a embarcar para a América, atrás de Fanny, na altura uma mulher casada, com um homem sempre ausente que frequentava os casinos e bordéis da zona.

Esta união irá dar nova força e inspiração a Stevenson nas suas criações e irá levar o casal ao Hawai por se acreditar ter um clima mais propício à doença do escritor. Entre os nativos encontra um novo lugar, como narrador, contando histórias aos grupos que se juntam, intercalando esta actividade com a escrita.

Visualmente interessante pelo aspecto clássico que a pintura dá aos desenhos, este volume apresenta uma perspectiva interessante do escritor que integra doença e imaginação para construir algumas das mais conhecidas histórias ocidentais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s