Mitos e Lendas da Terra do Dragão – Wang Syoying e Ana Cristina Alves

Não, a Ana Cristina Alves do título não sou eu.

 

Pode-se dizer que o meu gosto pela fantasia nasceu com a mitologia, histórias de deuses quase humanos que tinham vidas atribuladas e carregadas de elementos supernaturais. Daí aos heróis da banda desenhada ou às tramas fantásticas que, muitas vezes, referem os deuses ou outras entidades mitológicas foi um pulo.  Claro que a visualização de um livro sobre mitos chineses fez com que fosse posto rapidamente no cesto de compras.

Mas o que encontrei foi algo desolador. Este volume reúne vários mitos chineses, carregados de deuses de capacidades mágicas e entidades com vidas excepcionais mas faz este relato de forma despida de caracterização ou enquadramento das personagens. Sem uma adaptação narrativa, este conjunto de mitos e lendas parece um debitar de factos e nomes sendo que a subtileza dos nomes das personagens, apesar da tradução, se perde no meio das histórias.

Destaca-se, de positivo, as ilustrações que acompanham as histórias, carregadas da mesma caracterização que falta ao texto, e algumas das histórias que conseguem, mesmo assim, passar por histórias. Mitos e lendas da terra do dragão foi publicado pela Caminho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.