
Pode-se dizer que o meu gosto pela fantasia nasceu com a mitologia, histórias de deuses quase humanos que tinham vidas atribuladas e carregadas de elementos supernaturais. Daí aos heróis da banda desenhada ou às tramas fantásticas que, muitas vezes, referem os deuses ou outras entidades mitológicas foi um pulo. Claro que a visualização de um livro sobre mitos chineses fez com que fosse posto rapidamente no cesto de compras.
Mas o que encontrei foi algo desolador. Este volume reúne vários mitos chineses, carregados de deuses de capacidades mágicas e entidades com vidas excepcionais mas faz este relato de forma despida de caracterização ou enquadramento das personagens. Sem uma adaptação narrativa, este conjunto de mitos e lendas parece um debitar de factos e nomes sendo que a subtileza dos nomes das personagens, apesar da tradução, se perde no meio das histórias.
Destaca-se, de positivo, as ilustrações que acompanham as histórias, carregadas da mesma caracterização que falta ao texto, e algumas das histórias que conseguem, mesmo assim, passar por histórias. Mitos e lendas da terra do dragão foi publicado pela Caminho.