A Ovelha Negra e Outras Fábulas – Augusto Monterroso

fabulas

Conheci este livro na sessão de Recordar os Esquecidos  de Novembro, sugestão de Nuno Camarneiro, e, pelo que ouvi, intrigou-me. Compilação de histórias curtas do autor que era, à data, o criador do mais pequeno conto do mundo, este volume reúne sobretudo histórias em torno de animais antropomorfizados, aos quais são concedidas as características humanas tradicionais de cada espécie animal.

Dos vários contos que contém gostei especialmente do primeiro que goza com a capacidade de extrapolação dos psicólogos, colocando um na selva que visualiza um encontro entre um leão que ruge ameaçador, e um coelho que, coitado, foge rapidamente:

De regresso à cidade, o célebre psicanalista publicou cum laude o seu famoso tratado no qual demonstra que o Leão é o animal mais infantil e cobarde da Selva, e o Coelho o mais valente e maduro: o Leão ruge e faz gestos e ameaça o Universo movido pelo medo; o Coelho, percebendo isto, consciente da sua própria força retira-se antes de perder a paciência e acabar com aquele ser extravagante e fora de si, que ele já conhece e que afinal nunca lhe fez nada.

Sátiras ao relacionamento humano pela utilização de figuras não humanas misturadas com referências literárias em excelentes exercícios de pensamento e linguagem, este volume possui boas e inesperadas surpresas nas narrações mais curtas e imaginativas:

Era uma vez uma barata chamada Gregório Samsa que sonhava que era uma Barata chamada Franz Kafka que sonhava que era um escritor que escrevia sobre um empregado chamado Gregório Samsa que sonhava que era uma barata.

Mas nem tudo são animais. Entre estátuas que ganham vida e que acabam por se confrontar com o seu criador, encontramos a origem dos velhos (pois as crianças nunca os viram jovens), ou uma sereia inconformada com o seu encontro com Ulisses e curtas dissertações sobre o cerne do bem e do mal e como se podem esconder um no outro.

Este excelente e divertido conjunto de fábulas reduzidas transborda bom humor e imaginação, com uma escrita limpa de detalhes desnecessários, elegante em forma e conteúdo.

Em Portugal A Ovelha Negra e outras histórias foi publicado pela editora Angelus Novus.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s