Novidade: Quem teme a morte – Nnedi Okorafor

Eis outro dos grandes lançamentos de ficção especulativa de 2018 em Portugal, pela Saída de Emergência! Trata-se de um dos melhores exemplos de afro futurismo, publicado originalmente em 2010 que venceu o prémio World Fantasy Award. Li o livro há alguns anos e do que me recordo é um livro peculiar, impregnado de elementos africanos que o tornam bastante diferente das fantasias épicas ou das obras de ficção científica europeias.

Desenvolvendo-se a partir de uma realidade cultural bastante diferente da que nos envolve, a história consegue tocar em temas polémicos como a tentativa de controlo das mulheres através da castração ou a luta entre populações através das violações que visam diluir o sangue dos vencidos. Uma história com ecos da realidade africana que consegue ultrapassar os seus ecos e tornar-se em algo mais.

Deixo-vos a sinopse:

Uma África pós-apocalíptica. Uma profecia misteriosa. Uma criança destinada a salvar o seu povo.

Num futuro distante, um holocausto nuclear devasta o continente africano e dá-se um genocídio numa das suas regiões. Os agressores, os Nuru, de pele mais clara, decidiram seguir o Grande Livro e exterminar os Okoke, de pele mais escura. Mas, depois de ser violada, a única sobrevivente de uma aldeia Okoke consegue escapar e refugiar-se no deserto. Dá à luz uma rapariga com cabelo e pele cor de areia e a mãe percebe, nesse momento, que a sua filha é diferente. Dá-lhe o nome de Onyesonwu, que significa “Quem Teme a Morte?”.
Treinada por um misterioso xamã, Onyesonwu sabe que tem um destino mágico a cumprir: pôr fim ao genocídio do seu povo. A jornada para cumprir tal proeza irá pô-la em confronto com a natureza, a tradição, o amor verdadeiro, os mistérios da sua cultura… e, por fim, com a própria morte.

Um pensamento sobre “Novidade: Quem teme a morte – Nnedi Okorafor

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.