Ricochet Robots – Alex Randolph

Eis um puzzle infinito! Tendo vários tabuleiros que se podem conjugar e várias posições iniciais para cada um dos robots, Ricochet Robots permite ter, a cada jogo, resoluções diferentes para se concretizarem os objectivos! A cada jogada é mostrado um local a que se tem de chegar com o robot da côr correspondente, podendo ser usados outros robots para facilitar as jogadas.

O jogo vem com X tabuleiros diferentes, indicando-se, em cada um, a que robot corresponde. Para montar o tabuleiro final deve existir um tabuleiro correspondente a cada robot, garantindo-se assim que estão disponíveis todos os tabuleiros possíveis. A cada jogada vira-se um token diferente que corresponde a um objectivo diferente. Em seguida, os jogadores tentam perceber em quantos movimentos conseguem levar o robot ao objectivo. O primeiro que chegar a uma solução indica-a em voz alta – inicia-se então a contagem de tempo com a ampulheta, durante a qual os restantes tentam chegar ao mesmo objectivo em menos jogadas.

Os robots devem mover-se sempre em linha recta, mudando de direcção apenas quando chocam contra uma parede, outro robot ou uma diagonal de ricochet. Estas diagonais levam o robot a prosseguir o movimento num ângulo de 90ºC. Dado que o movimento do robot também pára quando bate noutro, várias das soluções são conseguidas movendo os outros robots. Mas atenção! A diagonal tem ainda uma particularidade – o robot que for da mesma côr que a diagonal consegue atravessá-la.

Trata-se de um jogo que pode acomodar um número quase infinito de jogadores (tantos quantos os que caibam em torno da mesa). Cá em casa nem sempre jogamos com a ampulheta, permitindo que novos jogadores consigam, a seu tempo, chegar a soluções competitivas. Para quem gosta de puzzles este permite diferentes níveis de dificuldade (existem tabuleiros sem diagonais).

Ricochet Robots foi publicado em Portugal pela Devir.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.