Vou começar por listar os melhores jogos que experimentámos este ano! Alguns foram publicados em 2019. Outros são mais antigos. Na entrada de hoje irei referir os mais jogados, e os melhores jogos infantis e de grupo. Na próxima entrada falarei dos abstractos (há tantos cá em casa que a categoria se justifica) e dos que me proporcionaram os melhores momentos de jogo!
Mais jogados
Ainda que jogos como o Terraforming Mars façam parte da minha lista de favoritos, a verdade é que, no dia a dia, acabamos por optar por jogos de duração mais curta que possam ir à mesa depois de um dia de trabalho.
Azul

Azul é um dos jogos a dois mais apreciados cá em casa, sendo transportado para quase todas as férias e acontecimentos familiares. A simplicidade das regras, a par com as mecânicas simples, tornaram-no numa escolha óbvia ao final do dia de trabalho, ou ao ar livre (para mais informações podem consultar o meu comentário ao jogo). Apesar da aparente simplicidade, permite (principalmente a dois jogadores) definir várias estratégias de jogo.

Ricochet Robots não é um jogo novo, nem um jogo que é apreciado por todos os jogadores. Trata-se de um puzzle interminável em que a diferente combinação de tabuleiros, das posições dos robots e da ordem dos objectivos faz com que cada jogatana seja diferente (para mais informações podem consultar o meu comentário ao jogo).

O terceiro mais jogado cá em casa é o Potion Explosion. Adquirido em segunda mão durante o Leiriacon, é, também, um jogo simples de explicar e de jogar. Neste jogo, cada pessoa tem uma série de poções para completar. Para tal, tem de recolher berlindes das cores indicadas no frasco.
A novidade está na forma como podemos retirar berlindes – se, ao retirarmos um berlinde, os dois que se juntam forem da mesma cor, ocorre uma explosão e o jogador ganha os berlindes envolvidos na explosão. Adicionalmente, as poções completas conferem poderes adicionais, que têm de ser bem geridos.
Jogos Infantis

O Monstro das cores não tem grandes mecânicas de jogo, nem necessita de grande raciocínio – apenas de alguma memória. No entanto, pertence a toda uma linha de produtos que tem por objectivo ajudar as crianças a lidar com os seus sentimentos. A premissa é simples – o monstro está confuso e ao visitar cada sentimento vai descrever situações que o levam a experimentar esse sentimento. O jogador que fizer o monstro visitar esse sentimento vai, também, ter a oportunidade de tentar descobrir em que garrafa este se encontra.

A corrida das tartarugas não tem um visual muito inovador mas possui mecanismos interessantes que podem ajudar na aquisição de competências para jogos mais complexos. Nesta corrida, cada jogador está a torcer por uma tartaruga, mas ninguém (a não ser o próprio jogador) sabe qual é. Para mover as tartarugas jogam-se as cartas da mão. Caso estejam na mesma casa, as tartarugas passam a empilhar-se e a mover-se em conjunto (numa forma de deslocação semelhante ao Camel Up).

O terceiro jogo desta categoria, Dr. Eureka tem como objectivo melhorar a destreza dos mais pequenos – mas cá em casa tem feito grande sucesso entre os mais crescidos, sobretudo entre adultos não jogadores que assim pegam em algo rápido, movimentado e divertido.
Jogos de grupo

O primeiro deste grupo é, sem dúvida, Trapwords. Ainda que o tema o faça parecer um jogo mais juvenil, é um bom jogo de palavras que renova o mecanismo de Tabú com alguns elementos interessantes – a lista de palavras proibidas é construída pela equipa adversária, sendo que a equipa que está a tentar passar a prova desconhece as palavras proibidas. Adicionalmente, o número de palavras proibidas vai crescendo consoante a equipa avança numa masmorra, e existem dificuldades adicionais nalgumas provas! Para mais informações podem consultar o meu comentário ao jogo.

Meeple Circus chegou este Natal mas já nos cativou! Neste jogo cada jogador tem de escolher bonecos para construir os padrões solicitados pelo público! Se o conseguir fazer tem pontos por cada padrão que concretizar! Adicionalmente, recebe pontos por conseguir colocar bonecos azuis no chão e bonecos amarelos no ar, bem como pela altura dos bonecos vermelhos (medida por uma régua especial). A prova final tem elementos adicionais, em que cada jogador deve bater palmas a cada peça colocada, ou cantarolar durante toda a música!