O Segredo do Bosque Velho – Dino Buzzati

Sebastiano Procolo, coronel rígido, cuja saída do exército foi comemorada pelos subordinados, herda um terreno onde se encontra um bosque velho. De temperamento caústico, a sua chegada desestabiliza a harmonia quotidiana ao decidir abater as árvores para rentabilizar a herança. Mas à vida das árvores está ligada a existência dos génios que nelas habitam. Simultaneamente, Procolo, cogita planos para matar sobrinho, dono do restante bosque, e liberta o vento aprisionado, para obter um aliado.

De personalidade implacável e casmurra, Procolo envereda por caminhos dissimulados, perdendo, com a mesquinhez dos seus actos, a dignidade. Para além de Procolo, é o vento que, apesar de simples, se torna uma personagem interessante. Não necessariamente mau, mas gabarolas e convencido, é o lacaio de Procolo, executor das suas decisões, que nas horas vagas compõe belíssimos concertos utilizando o bosque como instrumento.

A magia advém não só dos vários elementos naturais personificados, mas também dos génios e dos relatos sobre a floresta, pequenos pormenores que dão vida à história. No entanto, está longe de ser um livro alegre ou despreocupado – com o lado inocente representado pelas crianças que se confronta com a implacável malícia humana; e os elementos naturais parecem fazer a ponte entre os dois extremos, espectadores que, embora pouco passivos, assistem a alguns acontecimentos de mãos atadas.

Apesar de concisa, cada momento na história se desenvolve no tempo certo, sem pressas, e em ritmo constante.  Sem uma complicação desnecessária da linguagem, mas bem escrito, adorei. No entanto, há livros, como este, em que é impossível explicar totalmente o que nos marcou. Só lendo.

6 pensamentos sobre “O Segredo do Bosque Velho – Dino Buzzati

  1. Pingback: O Deserto dos Tártaros - Dino Buzzati « Rascunhos

  2. Pingback: Noticias fantasticas (13.01.2010) « Rascunhos

  3. Pingback: Lançamentos – Fantásticos e FC (Março parte 2) « Rascunhos

  4. Pingback: Favoritos VII | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s