Ainda que o Kickstarter de Botanists não tenha atingido o valor necessário para avançar, a editora prosseguiu de forma autónoma com o lançamento do jogo. Neste caso, disponibilizaram aos que inicialmente tinham mostrado interesse, a possibilidade de compra. Entretanto, o jogo já chegou e posso começar já por dizer que o resultado é muito positivo: tanto em termos de mecânicas, como visualmente.

20191028_184106

Sem entrar em grandes detalhes em relação a regras, o jogo prossegue de forma simples. O jogo tem como objectivo responder aos pedidos que se encontram expostos no tabuleiro principal (objectivos públicos) ou aos pedidos que se encontrem no tabuleiro do jogador (objectivos privados).

Para tal, a cada turno, o jogador tem a possibilidade de mexer o seu boneco sob a grelha de flores (disposta em 5 x 5) no tabuleiro principal e de recolher as peças que correspondam ao padrão da carta que escolher jogar. Uma das flores recolhidas deve ser usada para preencher um padrão do tabuleiro individual. Caso a flor usada para este preenchimento não seja igual ao padrão do tabuleiro, existirão penalizações (mas também compensações sob a forma de acções especiais).

20191028_184547

Analisando as mecânicas do jogo, estas são simples e directas, como é necessário num jogo abstracto. A maior complexidade advém da gestão das flores recolhidas – a cada ronda somos penalizados pelas flores que não conseguirmos usar. De realçar que nem sempre é possível anteciparmos as nossas jogadas (pois as peças que queremos podem ser retiradas por outros jogadores entretanto).

Passando à qualidade dos componentes, estes têm muito boa qualidade. Tanto o tabuleiro como as peças de flores são de cartão bastante grosso, o que é especialmente importante para as peças que são colocadas dentro do saco. As cartas são relativamente finas, mas o acabamento compensa este detalhe. O insert garante o essencial (que os componentes permaneçam no local devido) mas podia ser um pouco mais cuidado.

20191028_184210

Visualmente, é um jogo muito agradável. Calmo até. As imagens da capa, dos tabuleiros e das cartas são muito boas e o jogo é acompanhado por livros de regras simples e directas (existem alguns erros na versão portuguesa, mas de uma forma geral é um livro de regras perceptível).

Então e pontos negativos? Existem alguns. O tabuleiro é maior do que o necessário (para quem tem as prateleiras cheias o tamanho da caixa também é um factor) e o molhos de cartas impedem a visibilidade de um dos jogadores (pelo menos cá em casa). Mas neste caso, já estou a entrar em detalhes de usabilidade.

20191028_183241

O resultado final é muito positivo: um jogo abstracto com boas mecânicas que tem um aspecto muito atraente por um preço relativamente acessível! Podem encontrar o jogo na página da editora.