Rafael Bordalo Pinheiro – Uma vida em desenhos – vários autores

Este volume foi publicado por uma parceria entre a Associação Tentáculo e o Museu Bordalo Pinheiro pretendo retratar os principais períodos criativos de Rafael Bordalo Pinheiro. Nesta obra reúnem-se dois narradores e seis desenhadores que se distribuem ao longo de seis capítulos.

A obra começa por nos apresentar o artista no Brasil, convivendo alegremente com os animais da região e sendo alvo de atentados por conta das suas publicações críticas da política do país. Este enquadramento caricato justifica o regresso a Portugal e apresenta rapidamente o espírito do artista.

Já o segundo episódio leva-nos à infância de Rafael Bordalo Pinheiro, mostrando como o pai terá influenciado o gosto pelas artes, ensinando os seus filhos a desenhar, enquanto ele próprio publica desenhos nos jornais, ainda que não seja essa a sua profissão principal.

Do desenho à cerâmica, passando pelo teatro, Rafael Bordalo Pinheiro vai oscilando na opinião pública por conta da irreverência e das opiniões pouco diplomáticas que explora nas publicações que realiza. Esta vertente levá-lo-á a procurar um novo empreendimento, mais especificamente a fábrica de cerâmica que se tornou famosa.

Ainda que a componente narrativa seja de dois autores diferentes, não se denotam incoerências entre as partes. A nível de desenho, a preto e branco, cada episódio tem um visual diferente (fruto de um desenhador diferente) mas todos competentes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.