Senhora da Boa Hora – Marta Afonso (Antologia Ficção Especulativa Queer)

A Antologia Ficção Especulativa Queer abre com uma história num colégio interno para raparigas. Neste colégio impera a disciplina, mas uma nova aluna puxa consistentemente uma outra para o mau caminho! A boa aluna envolve-se com o mistério que se lhe apresenta – um relacionamento carregado de novidade! Já as feiras parecem não gostar muito do relacionamento e informam a família do mau comportamento levando a um castigo singular.

Paralelamente, decorrem curtos episódios em torno de uma jovem que espera um destino tenebroso, o mesmo que terá levado todos os seus familiares. A relação com a história principal e o que a espera, iremos saber apenas no final – e é aqui que se revela, abruptamente, como um conto de ficção científica. Esta reviravolta, demasiado rápida, é o ponto mais fraco do conto.

Em termos narrativos é uma história de bom ritmo que consegue levar-nos a querer saber mais sobre os motivos para as interacções que nela decorrem. Ainda assim, em termos de premissa, a justificação para toda a história poderia ter sido um pouco melhor trabalhada, dando mais foco aos curtos episódios que intercalam a história principal. É, no entanto, uma história de escrita competente que abre bem esta Antologia.

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.