Jogos ao Sábado – Qual é o Código?

Qual é o código? é um dos lançamentos mais recentes da MEBO para este Verão. Trata-se de um jogo rápido de dedução para 2 a 4 jogadores que tem algumas semelhanças com Master Mind, mas suficientes diferenças para se destacar e se tornar mais interessante do que o clássico.

No jogo existem 20 peças disponíveis, cada uma com um número. Todos os números se encontram representados 2 vezes, uma vez em branco e outra em preto. O número 5 é o único que se encontra representado duas vezes em cor verde.

O jogo arranca com cada jogador a retirar 5 peças ao calhas, dispondo-as por detrás do seu separador. A ordem das peças não é escolhida pelo próprio jogador, obedecendo às seguintes regras de colocação: ordem numérica crescente, e, para números repetidos, dispor o número de cor preta primeiro. Ainda, dispõem-se, na mesa, cartões com perguntas.

Após esta rápida preparação inicial, o jogo decorre em jogadas fáceis e céleres, sendo que, na sua vez, o jogador pode fazer uma de duas coisas: escolher uma pergunta das expostas para fazer ao adversário, ou tentar adivinhar o código secreto, tendo de acertar quer no número, quer na cor.

Pergunta a pergunta, o jogador vai utilizando a informação que recolhe para perceber o código do adversário. As perguntas são variadas e podem pedir o somatório de números em determinadas posições, ou quais as posições que possuem números seguidos (ou repetidos). Nesta componente encontrámos algumas perguntas de significado dúbio ou de exposição diferente entre o manual e as cartas, sendo este o único defeito a apontar a esta edição (que, após se estranhar, deixa de ter impacto nas sessões seguintes).

Entre somatórios, posições e cores, há muito para ter em conta e cada jogador pode seguir uma estratégia diferente, optando por combinações de perguntas distintas. A aleatoriedade dos números, em conjungação com as perguntas que vão estando disponíveis, garantem que, a cada jogatana, a forma de chegar ao código vá variando.

Qual é o código? é um jogo que ocupa, no máximo, 15 minutos a dois jogadores, decorrendo rapidamente enquanto cada jogador tenta cruzar as diferentes informações que vai obtendo. Para quem gosta de dedução (como nós) é, sem dúvida, uma aquisição obrigatória, proporcionando melhores momentos que o clássico Master Mind. Tem, ainda, a vantagem de poder ser jogado com mais pessoas!

Qual é o código? foi lançado em Portugal pela MEBO.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.