Jogos ao Sábado – Mandala Stones

Eis mais um jogo abstracto que não tem, a meu ver, tido o sucesso que merece. O aspecto é vistoso e quase todas as visitas que recebemos o querem jogar. Ainda assim, não é um jogo perfeito e há dois ou três detalhes que alterava para melhorar a jogabilidade.

Tabuleiro montado, pronto para começar a jogar

Enquadramento Temático

Tal como noutros abstractos, o tema não é um grande destaque do jogo, servindo mais como desculpa visual do que para se perceber o fluxo de jogo ou as regras. Ao longo do jogo vamos construindo uma mandala, usando as peças que os jogadores pontuam.

A Mandala que vai sendo construída consoante os jogadores concretizam pontuações. O jogador ao sobrepor as localizações +1 e +2, adiciona este número de pontos no seu marcador. O jogo termina quando os jogadores sobrepõe as posições com o número de mãos igual ao número de jogadores.

O Jogo

O objectivo é fazer pontos. Para tal, os jogadores vão, na sua vez, fazer uma de duas coisas: captar peças ou pontuar. As peças são captadas movendo artistas (peças pretas, compridas com um padrão de mandala) para uma nova posição e pegando todas as peças em torno que possuam o mesmo padrão que o artista movido. As peças obtidas são colocadas por ordem de captação fazendo uma torre de peças num único local de pontuação do tabuleiro de jogador. O jogador só pode optar por obter peças na sua vez quando existir pelo menos um local de pontuação livre.

Ao invés de obter peças, o jogador pode optar por pontuar, existindo duas formas de o fazer: pegar na peça superior de cada local de pontuação (e obter um ponto por cada), ou escolher uma cor que se encontre na parte superior de pelo menos duas torres e pontuar de acordo com o local de pontuação. Cada local de pontuação tem uma forma diferente de pontuar, havendo locais que pontuam pelos diferentes tamanhos das várias torres, ou pelas diferentes cores de uma torre, ou consoante a altura da torre escolhida para pontuar.

As pecas recolhidas em cada jogada formam uma única torre numa posição de pontução. Neste caso, o jogador podem pontuar de duas formas 1. Retirar a primeira peça de algumas ou todas as torres e pontuar um ponto por cada 2. Retirar apenas as peças cor de rosa no topo de cada torre e pontuar de acordo com as condições de pontuação associadas a cada torre. Exemplificando, na segunda forma de pontuar, retirar a primeira peça cor de rosa daria 4 pontos, a segunda outros 4 pontos, a terceira peça daria 6 pontos, e a última peça cor de rosa daria 5 (um ponto por cada cor +1).

Seja qual for a forma de pontuar, retira-se a peça superior de cada torre escolhida para pontuar. Estas peças são colocadas num tabuleiro com posições em espiral. Algumas destas posições, quando sobrepostas pelas peças pontuadas, dão pontos adicionais. O jogo termina quando, neste tabuleiro, se atinge a posição indicada para o número de jogadores.

Para além de se pontuar pelos objectivos e pela peças colocadas em espiral, existem ainda objectivos privados que são distribuídos pelos jogadores.

Alguns dos objectivos que são distribuídos pelos jogadores

Componentes

O jogo possui três tipos de tabuleiro: o tabuleiro onde se encontram os artistas e as peças disponíveis, o tabuleiro de jogador, e o tabuleiro em espiral para as peças colocadas. Os tabuleiros são de cartão grosso, excepto o tabuleiro de jogador que é composto por um papel finíssimo. A simbologia é simples e depois de se perceber o jogo, é perceptível sem ser necessário consultar o livro de regras.

As peças circulares e coloridas são compostas por um material pesado (ao estilo de Azul) e são agradáveis quer em visual, quer ao toque. As peças encontram-se disponíveis em quatro cores diferentes e têm desenhadas uma de duas possíveis mandalas. As duas mandalas são suficientemente diferentes para serem distinguíveis. O único defeito será o desenho a branco nas peças amarelas que é mais difícil de percepcionar.

Para além dos tabuleiros e das peças circulares, o jogo possui ainda os artistas, os indicadores de pontuação e as cartas de objectivo privado. Todas estas são razoáveis, sem qualidade extraordinária, mas também sem nada a assinalar negativamente.

As peças podem apresentar uma das quatro cores possíveis , com uma das duas mandalas desenhadas no topo

Experiência de jogo

O jogo é muito pedido por quem cá vem a casa, sobretudo pelo visual colorido. É relativamente fácil de explicar, sendo a parte mais complexa perceberem-se (e distinguirem-se) as diferentes formas de pontuar, sobretudo para jogadores inexperientes. Depois de captada esta parte, o jogo costuma decorrer bem, sem necessidade de grandes esclarecimentos.

As jogadas são relativamente simples, permitindo o pensamento estratégico típico dos jogos abstractos. O único ponto que gostamos menos é a parte das cartas de objectivo, porque existem algumas com objectivos opostos e já tem ocorrido que estes opostos calharem ao mesmo jogador, impedindo que possa concretizar ambos. Desta forma, costumamos jogar sem objectivos.

A interacção entre jogadores é baixa e costuma restringir-se à colocação dos artistas, prevendo ou dificultando as jogadas dos adversários, sobretudo a dois jogadores.

Ao colocar o artista (peça preta) da esquerda o jogador pode retirar apenas duas das peças que tem o mesmo símbolo. A peça amarela encontra-se bloqueado pela presença de outro artista.

Conclusão

Mandala Stones é um jogo visualmente agradável que é fácil de ensinar a jogadores pouco experientes. Os componentes são bons, excepto o tabuleiro de jogador. Não é o melhor jogo abstracto que temos em casa, mas dada a facilidade em ensinar e a rapidez das jogadas, é dos que vai mais vezes à mesa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.