Livro pequeno e de título curioso, reúne quatro diferentes textos da mesma autoria – um primeiro sobre bibliotecas e possíveis organizações, um segundo sobre revistas, um sobre o surgir da recensão e um final sobre a organização de livrarias.

O primeiro, que dá título ao livro e é o mais longo, leva-nos por várias bibliotecas, falando de como algumas bibliotecas foram organizadas, umas de forma mais lógica do que outras, umas por afinidade entre livros, outras por ordens alfabéticas rígidas, ou temáticas. Trata-se de um texto relativamente relaxado mas lógico que apresenta curiosidades sobre as bibliotecas e os que gostam de livros.

Já o segundo, fala de inúmeras revistas que apareceram no início do século XX, referindo formatos e conteúdos, tecendo paralelismos e curiosidade. Talvez pela expectativa criada pelo título do livro, foi o texto que menos me interessou, ainda que se interligue tangencialmente com o primeiro ao recorrer a duas ou três tiradas reconhecíveis.

Os dois últimos textos, muito mais curtos, falam, respectivamente, da primeira recensão escrita por Madame de Sablé acerca de as Maximes de La Rochefoucauld, e da organização de uma livraria. Este último, apesar de ter pontos em comum com o primeiro texto que ocupa a maioria das páginas do livro, destaca outros elementos importantes para uma livraria, como o aspecto comercial e o intuito de publicitar alguns livros. Este pequeno texto difere, ainda, por se debruçar sobre o e-books, não deixando claro de referir a Amazon, ainda que levemente.

Livro sobre livros e tendo, portanto, um lugar quase automático na minha biblioteca, este pequeno volume poderia ter deixado de lado o texto sobre revistas, deixando mais o foco na organização de biblioteca se livrarias. Estes textos, não sendo fabulosos possuem elementos interessantes e curiosos que valem a leitura.

Advertisement