De vez em quando contribuo em kickstarters que me parecem interessantes. Neste caso trata-se de uma banda desenhada centrada em detectives policiais, mas com um traço sobrenatural à mistura. O visual parecia curioso, a qualidade da edição também. Eis o que recebi.

A história

Em Head Wounds um detective policial que é assombrado por aqueles que falhou em salvar. Persegue-o pois a culpa de tais falhanços, o que o leva a tomar decisões pouco acertadas e a enveredar por caminhos perigosos.

Crítica

Apesar da premissa curiosa, Head Wounds: Sparrow é uma confusão – tanto a nível narrativo como a nível visual. Os desenhos são difusos, entre elementos reais e surreais, com borrões de cores que tornam tudo pouco claro e perceptível. As feições são pouco definidas, e raramente transparecem sensações ou cativam empatia.

Já a narrativa, neste sentido, assemelha-se muito ao desenho. Simplista, mas nem por isso linear, confusa e pouco perceptível. Usa vários clichés das histórias sobre polícias e detectives, mas sem lhes dar algo de novo ou um contexto lógico, fazendo que todo o conjunto seja uma salgalhada.

Entenda-se que há bastante pior. Este volume tem uma boa qualidade de impressão, e extras no final, com alguns estudos de personagens. O desenho, apesar de pouco claro, consegue ter algumas páginas agradáveis. O desgosto é que o conjunto poderia ser bastante melhor, mas parece ter faltado edição, uma direcção à narrativa que permitisse concretizar-se da melhor forma. Mesmo em termos visuais, esta falta de estrutura parece transparecer na forma como algumas passagens são feitas.

Conclusão

Apesar do aspecto e da premissa, este volume revelou-se banal, falhando em se tornar memorável. A narrativa move-se à força, sem um encadeamento lógico que envolva o leitor, nem criando empatia ou reconhecimento para com as personagens.

Advertisement