Que livros se comercializavam há 50 anos? Mais especificamente de ficção científica e fantasia? Bem, parece que Michael Chabon tem uma excelente memória e resolveu reproduzir as estantes que encontrava na livraria durante os anos 70. Encontramos, claro, vários nomes clássicos, como Ray Bradbury, Ursula K. LeGuin, Arthur C. Clarke, J. G. Ballard, C. J. Cherryh, Michael Moorcock, ou Philip K. Dick. É de destacar o trabalho admirável das capas.

Entretanto, falando em livrarias, a Cult. mudou de morada, encontrando-se agora em Alvalade. O novo espaço ocupa dois pisos – o primeiro mais dedicado à parte de papelaria, e o segundo só para livraria, com uma área dedicada à banda desenhada. Entretanto, alguns autores portugueses já lá passaram e desenharam nos enormes vidros que separam esta secção. As fotos não fazem justiça a todo o espaço, mas dão uma ideia do que podem encontrar em BD portuguesa e espanhola.

Contrariando a máxima de que de Espanha nem bons ventos, para além da BD espanhola que se pode encontrar na Cult., saiu um artigo no El País sobre a Banda desenhada portuguesa, onde se destacam alguns autores portugueses como Filipe Melo, claro.

Também de Espanha, mais precisamente do País Basco, virá José Antonio Cotrina, escritor vencedor de vários prémios literários que tem publicado sobretudo YA, onde mistura fantasia com horror. O autor virá apresentar o livro A Colheita de Samhein, primeiro volume de uma Saga, que está a ser lançada em Portugal pela editora Ala dos Livros, no evento Fórum Fantástico de 2023.

Para além de José Antonio Cotrina, também já está anunciado outro convidado internacional, Francesco Verso. Para além de escritor de ficção especulativa, é editor na Future Fiction, editora que tem ficado conhecida pela parceria com a China, que tem originado várias publicações interessantes. Deste autor já tinha lido Futurespotting, que se trata de uma colectânea de contos com excelentes histórias. Como exemplo da parceria com autores chineses, destaco o recentemente lançado Galaxy Awards, uma antologia bilingue (chinês / inglês) que deverá ser uma das próximas leituras.

Em paralelo, o Festival Bang! que irá decorrer entre os dias 06 e 08 de Outubro, em Vila Nova de Gaia ( no Armazém 22 e Corpus Christi) anuncia que a abertura estará a cargo da banda Moonspell.

Mudando um pouco o foco, há cerca de ano e meio, era apresentado, no Festival Contacto, o projecto O Velho e a Espada – um filme de série B realizado por Fábio Powers. Entretanto, este Agosto foi lançado o trailer. Qual é a premissa do filme? «Numa (outrora) pacata aldeia perdida no interior, uma aliança insólita – e bastante regada – entre um velho e uma espada demoníaca para quebrar uma terrível maldição. »