Rascunhos na Voz Online

Desde o início do ano 2018 que o Rascunhos se estendeu a programa de rádio na Voz Online (uma rádio com difusão online) onde se fala de livros, sobretudo ficção científica, fantástico e banda desenhada.  O programa de rádio oscila entre entrevistas (a autores ou organizadores de eventos) e sugestões de leitura, tendo como objectivo principal a divulgação de eventos e das obras que vão sendo sendo publicadas em Portugal.

Após a transmissão, à quarta, na rádio, os programas passam a ficar disponíveis na Mixcloud em formato podcast, ou, mais recentemente, no Youtube. As ligações para os meios irão sendo actualizados consoante a disponibilização:

Programa 19 – Pedro Cipriano – Editorial Divergência e Convergência

Pedro Cipriano é o editor da Editorial Divergência (http://divergencia.pt/) e o fundador da Convergência (https://convergencia.com.pt/index.php), duas vertentes que têm marcado a ficção especulativa portuguesa, permitindo a publicação de obras de autores portugueses e a distribuição de obras de vários autores independentes e pequenas editoras. Para além de tudo isto é escritor e falou connosco sobre todas estas vertentes.

 

Programa 18 – Miguel Santos – Ermal

Conhecido no mundo da banda desenhada pelo envolvimento na Associação Tentáculo e, mais recentemente pelos dois volumes de banda desenhada Ermal, Miguel Santos (http://pictishscout.daportfolio.com/) esteve envolvido na produção de dois RPG’s premiados pelos ENNIES AWARDS (Chronica Feudalis e Honor Intrigue) e na produção de jogos de tabuleiro (como Field Commander: Napoleon – https://boardgamegeek.com/boardgame/42673/field-commander-napoleon) ou jogos de cartas (como Conflicting Kindgdoms http://conflictingkingdoms.co.uk/index.html). Miguel Santos esteve connosco e falou um pouco sobre todas estas vertentes.

Programa 17 – Rogério Ribeiro – Fórum Fantástico

Programa 16 – Sugestões de Leitura

 

Programa 15 – André Diniz

De origem brasileira, André Diniz tornou-se uma presença marcante no mercado da banda desenhada portuguesa, com diversos livros publicados através da Polvo e da Levoir. Entre as suas obras destacam-se “Morro na Favela”, “Olimpo Tropical” ou “O Idiota”.

Programa 13 – Sugestões de Leitura

Programa 12 – André Oliveira

André Oliveira é um dos mais prolíferos autores de banda desenhada portugueses, com álbuns publicados em inúmeras editoras, e é um dos poucos que consegue conferir uma forte componente narrativa aos livros que publica. Para além de autor de banda desenhada, assumiu recentemente o cargo de editor na JBC. Durante a conversa abordámos alguns dos seus trabalhos mais significativos, bem como o processo criativo que lhe permite cooperar com diversos desenhadores.

Programa 11 – José Hartvig de Freitas

José Hartvig de Freitas é o editor da G Floy, mas através de parcerias com outras editoras é uma das pessoas que mais influencia o que se publica em Portugal. Recentemente esteve à conversa connosco, falando da fundação da Devir e da G Floy, bem como dos modelos de edição da G Floy e da Levoir que permitem ter no mercado uma boa qualidade de edição a preço acessível. Não faltaram, claro, as referências aos autores portugueses e aos projectos planeados para os próximos meses.

Programa 10 – Sci-fi LX

Nesta edição de Rascunhos, Cristina Alves, esteve aà conversa com Ana Carrilho, responsável pela comunicação do evento SCI-FI LX 2018. Esta conversa decorreu na ESPIRAL – Divulgação de Alternativas. Restaurante vegetariano Lisboa.

Programa 9 – João Barreiros – editor

João Barreiros, um dos poucos autores portugueses de ficção científica, explica, o papel do editor, enquanto organizador de antologias, e enquanto organizador de colecções de ficção científica e fantástico.

Programa 8 – João Barreiros – escritor

 

Programa 7 – Sugestões de Leitura

Eis algumas sugestões de leitura relativas a ficção especulativa (ficção científica e fantástico) ou banda desenhada, de autores nacionais e estrangeiros! Estas são algumas das leituras recentes que mais se destacam.

Programa 6 – Henrique Gandum – Congo

Henrique Gandum leva-nos ao interior de África, ao Congo do século XIX, um território à data inexplorado pelo homem ocidental onde se podem encontrar monstros! Congo – Um Mundo Esquecido é o primeiro livro de uma saga de banda desenhada que reflecte o fascínio do autor por criaturas há muito extintas.

Programa 5 – Miguel Peres

O convidado desta semana é Miguel Peres, autor de banda desenhada e editor na Bicho Carpinteiro. Aproveitando esta dupla função falou-se dos seus trabalhos como autor e da editora Bicho Carpinteiro.

Programa 4 – Sustos às sextas

Neste programa conversámos por António Monteiro que é, entre muitas outras coisas, co-organizador do Sustos às sextas, um evento que celebra o horror nos seus vários formatos, desde o teatro à opera, sem esquecer a literatura ou o cinema. O evento apresenta um horror mais clássico, em que, nas várias vertentes, se destacam sobretudo, os elementos mais subtis que causam o ambiente de horror.

Programa 3 – Sugestões de Leitura – Miguelanxo Prado

Este terceiro programa foi dedicado a um dos maiores autores espanhóis de banda desenhada, Miguelanxo Prado. O autor dem vários livros de temas e tons muito diferentes, começando com uma ficção científica que recorda David Brin, como Fragmentos da Enciclopédia délfica, e passando por Presas Fáceis, dedicado às vitimas da crise bancária em que se venderam produtos de elevado risco como sendo depósitos – os velhotes, burlados, ficam sem poupanças, e os administradores reformam-se com avultadas quantias.

Programa 2 – Festival Contacto

No segundo programa estive à conversa com Carlos Silva. Para além de escritor e editor na Imaginauta, Carlos Silva é o organizador do Festival Contacto, um evento dedicado à ficção científica e fantástico que pretende proporcionar aos visitantes de todas as idades, bons momentos de lazer. Carlos Silva fala um pouco mais dos detalhes do programa e do que espaço onde decorreu o evento.