Novo referendo sobre o Aborto?

Será desta que finalmente despenalizamos o aborto?

À terceira, parece ser de vez: a marcar o início do novo ano parlamentar, o PS volta hoje a apresentar na Assembleia da República a proposta de referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez. Com o debate e votação da iniciativa já marcado para 19 de Outubro, a consulta popular deverá contar agora com o apoio alargado do hemiciclo: além do anunciado apoio do Bloco de Esquerda, também PSD e CDS deverão juntar-se no voto favorável. O PCP não decidiu ainda o sentido de voto.

Não que esteja a favor do aborto em si, mas a actual lei é uma das principais hipocrisias vigentes neste país, sendo que os ricos emigram para o fazer, e os pobres submetem-se a meios duvidosos em vão de escada… Resultado – uns escondem-se por detrás das aparências de uma viagem ao estrangeiro, os outros morrem ou sofrem consequências da falta de condições em que vivemos.

A actual lei não previne abortos. Simplesmente pode levar à prisão das mulheres que o fazem – uma lei que ninguém faz cumprir, mas que limita o acesso à assistência médica e à informação.

Enfim… será que o país em que vivemos vai evoluir?

6 comments

  1. pois, eu também acho que o aborto deve ser a última linha de recurso e apenas usado até quando a vida da mulher não está em perigo; mas é infeliz estar a tapar o sol com uma lei peneira.

  2. Mas o que é isso “ser contra o aborto em si”?!?! é contra a despenalização do aborto, até às 10/12 semanas por exemplo? Acha realmente que as mulheres fazem ou irãp fazer da Interrupção Voluntária da Gravidez um método contraceptivo?! Se acha isso, é porque definitivamente está a falar de cor!
    O aborto clandestino existe. E existe como uma perigo para a saúde das mulheres, porque nem todas têm o dinheiro para ir a Espanha.
    Existe porque há direito a uma maternidade feliz e responsável.
    Existe porque continuar com uma gravidez para depois depositar o bebe sabe-se lá onde, deve ser o acto mais dificil de tomar e também o mais cruel.
    Continuar a colocar mulheres atrás das grades não é solução.
    E deixe-me terminar dizendo que são argumentos como o seu baralham e colocam a discussão e o esclarecimento no ponto errado.

  3. Chegou a ler o post todo? porque senão não faz sentido o que acabou de dizer.
    Eu sou a favor da despenalização do aborto, e todos os seus argumentos a favor estão no pequeno texto, se o souber interpertar.
    Cumprimentos

  4. cada pessoa sabe da sua vidas, isto é, quem opta por abortar lá tem as suas rasões. e como toda a gente as pessoas cometem erros, merecem uma segunda oportunidade ninguém tem o direito de condenar ninguem… que sentido faz, por algo de errado ter acontecido estragar a sua própria vida e da criança que irá nascer?
    quem não concorda com o aborto é porque nunca cometeu erros ou então nunca se vio numa situação daquelas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.