The Iron Lance – Vol 1 Celtic Crusades – Stephen Lawhead

A narrativa tem início no final do século XIX, em 1899, descrevendo o ritual de uma sociedade secreta aquando da passagem de Murray a um círculo mais interno. Somos, depois, remetidos para a época das crusadas, para a família de Murdo, cujo pai e irmãos mais velhos partem para a Terra Santa em busca da absolvição divina. Mais novo, foi obrigado a permanecer em casa juntamente com a mãe, tomando conta dos afazeres e dos negócios familiares durante um par de anos. Até que o azar se abate, e Murdo é obrigado a partir em busca do pai.

Neste livro, a história alterna entre os dois espaços temporais, entre Murray e Murdo, e o que têm em comum as duas personagens é algo que vamos descobrindo ao longo das 500 páginas. As duas faces são um pouco distintas – um mistério religioso que alterna com um romance histórico. Simultaneamente, é descrita uma excursão de peregrinos que tem como objectivo a conquista aos infiéis.

Pequeno aparte, a vertente de mistério religioso nada tem a ver com a recente onda Davinciana, até porque o livro foi publicado alguns anos antes.

Como obra de Stephen Lawhead, não é das suas melhores. Patrick é para mim o ex-libris deste autor, e um dos melhores livros do género. No entanto, as referências a épocas mais recentes estão melhor conseguidas neste romance do que na saga do Cântico de Albion.

Embora os livros de Colleen McCullough estejam no topo da minha listagem do género, o primeiro volume desta trilogia chega a atingir a qualidade desta autora, embora descure a parte estratégica das guerras, que talvez neste caso apenas viessem a complicar sem necessidade.

Recomendável para quem gosta do género, contudo não um dos melhores.

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.