Gentlemen of the Road – Michael Chabon

Michael Chabon é o autor de The Amazing Adventures of Kavalier and Clay e de The Yiddish Policemen’s Union, dois dos livros que o tornaram famoso. Com o primeiro ganhou o Pulitzer Prize, com o segundo ganhou o Nebula e foi nomeado para o British Science Fiction e para o Hugo.

Apesar de não ter aprecidado The Yiddish Policemen’s Union, talvez por ser misturar o género policial com a história alternativa, senti-me atraída pela capa e pela sinopse de Gentlemen of the Road:

In the Caucasus mountains around 950 AD, two wandering adveturers live by their wits as tricksteirs and swords for hire. Until, following a bloody coup in the Jewish kingdom of the Khazars, they get dragooned into a fugitive prince’s campaign to reclaim his throne. In this exhilarating tale of daring deeds, passion and friendship, Michael Chabon breathes fresh life – and winning humour – into the fables of old and delivers an irresistible novel.

Dois judeus, que se autodesignam os Gentlemen of the Road, percorrem as estradas fazendo vida através de burlas ou vendendo o serviço das suas espadas. Juntos fazem um par impensável: Zelikman é pálido, magro e médico; Amram é um africano enorme,  de língua afiada. Antes de conseguirem concretizar um golpe, são contratados para escoltarem um príncipe, Filaq, até casa do avó para ser protegido. Mas Filaq pretende vingar a família e reconquistar o trono perdido, conseguindo até, o comando de um exército.

Um livro pequeno, publicado inicialmente na  The New York Times Magazine e dedicado a Michael Moorcock, Gentlemen of the Road é uma história de aventuras com heróis humanos, imperfeitos, nem sempre corajosos que podem até, por vezes, fugir aos seus ideais.

Com personagens bem construídas e uma boa premissa, a história poderia ter sido desenvolvida para dar origem a um livro mais sólido. O resultado não é perfeito – Gentlemen of the Road tem passagens cativantes, mas também algumas pouco relevantes que amortecem a leitura. Ainda assim é um bom livro – de tal modo que penso ler o famoso The Amazing Adventures of Kavalier and Clay.

3 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.