Paper Cities: An Anthology of Urban Fantasy

Ekaterina Sedia, a autora de The Secret History of Moscow e de The Alchemy of Stone reuniu, na antologia Paper Cities, 21 histórias originais enquadradas no género da Fantasia Urbana. Nestas histórias que decorrem no meio urbano, não encontramos nem lobisomens nem vampiros. Ainda que, de uma forma geral, tenha gostado de todas as histórias (de duas ou três posso dizer que não gostei nem desgostei), apenas irei falar daquelas que se destacam.

A antologia inicia-se com Andretto Walks the King’s Way, uma história de Forrest Aguirre. Este é decididamente um dos melhores contos da antologia, destacando-se mais pela forma como é contada a história, do que pelos eventos que narra. Durante o Carnaval uma prostituta adoece e a contaminação espalha-se. Simultaneamente, o príncipe é atacado por um urso. A acção desenrola-se saltando de personagem em personagem, dando dois parágrafos de espaço a cada uma delas. Desta forma acompanhamos os acontecimentos de diferentes perspectivas.

Forrest Aguirre tem apenas um livro publicado, mas as suas histórias podem ser encontradas em diversas antologias e revistas do género, tendo já ganho o World Fantasy Award e sido nomeado para um Philip K. Dick. Alguns dos contos encontram-se disponíveis online: Keys I Don’t Remember,  StickmenThe Universal Language of Silence.

Outra das histórias que se destaca do conjunto é Courting the Lady Scythe, de Richard Parks, uma história irónica que se centra num jovem cuja única ambição é conquistar uma donzela, a governadora implacável da região.  A obsessão do jovem leva-o a procurar uma entidade mágica que o ajuda… mas não da forma que ele espera. Richard Parks também publica principalmente histórias curtas, tendo sido nomeado para o World Fantasy Award, pela colectânea The Ogre’s Wife: Fairy Tales for Grownups.

Promises: A Tale of the City Imperishable é o conto de Jay Lake, a história de uma sociedade matriacal onde as mulheres passam por um duro treino que irá determinar o seu papel na comunidade: mães, guerreiras ou chefes.

Cat Sparks é a responsável por Sammarynda Deep, uma bela história que retrata as deambulações de uma guerreira por uma cidade de cultura estranha, em que os habitantes se marcam propositadamente: desde cicatrizes a chagas, a retirarem um olho.  Mas a viagem da guerreira não é apenas um passeio turístico. Cat Sparks é uma autora australiana de ficção, tendo ganho dois prémios Aurealis.

Painting Haiti de Michael Jasper centra-se numa jovem que nunca aprendeu completamente a utilizar a magia negra ensinada pela avô. Vive assim nos Estados Unidos da América como taxista e professora de pintura numa associação de apoio a sem abrigos, até que algumas pessoas, consideradas “dispensáveis” começam a aparecer mortas.

Kaaron Warren traz-nos um conto entre o horror e o fantástico. Em Down to the Silver Spiritis acompanhamos um casal que recorre a medidas extremas no desespero de ter filhos, consultando uma espírita. Esta é outra autora australiana de horror, ficção científica e fantasia, mais conhecida pelas suas histórias curtas, com as quais ganhou os prémios Aurealis e Ditmar.

The Sombnambulist é outro conto entre o horror e o fantástico, que segue a esposa dedicada de um mágico: sempre cansada e atormentada por fortes e estranhos sonhos. A história de David Schwartz termina de uma forma irónica que nos deixa um sorriso nos lábios.

Esta é definitivamente uma das melhores antologias que já tiver oportunidade de ler, reunindo histórias de diferentes géneros de fantasia: encontramos desde fantasia em cenário medieval a realismo mágico, passando pelas histórias de fantasmas.

Um pensamento sobre “Paper Cities: An Anthology of Urban Fantasy

  1. Pingback: Retrospectiva 2009 – As melhores leituras « Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s