war stories

Este foi um dos contos menos apreciados do conjunto. Na história retratada um merciário é contratado para resgatar um cientista de uma cidade independente. O cientista ter-se-à afastado propositadamente das suas experiências e encontra-se na cidade em busca de outra vivência. O mercenário, acompanhado por robots de pensamento prático e linear, comunica com os governantes da cidade com o intuito de entregarem o cientista. Caso contrário, a cidade será bombardeada (ou mais concretamente, eliminada).

Após uma conversa pouco amistosa é o próprio cientista que se decide a deixar a cidade, mas quando chega à nave vem acompanhado por uma conhecida do mercenário, uma amiga especial. Sem equipamento para manter adequadamente três seres humanos, caberá ao mercenário fazer escolhas. Entretanto, a cidade é bombardeada – o que já estava programado independentemente do regresso do cientista.

O conto não termina por aqui, culminando numa reviravolta expectável – se até aqui o conto era bastante linear e sem qualquer detalhe que o realçasse, o fim torno-o banal, um pequeno episódio sem contexto no qual as personagens são indiferentes, e o objectivo do que ocorre não é explicado, nem existem detalhes que permitam apurá-lo indirectamente.