Ainda como projecto em curso, a antologia Aprocryphus foi apresentada durante o Fórum Fantástico como uma publicação que pretendia proporcionar, aos autores envolvidos, uma maior parcela do que a usual ao ser vendida directamente aos leitores, sem intermédio de distribuição ou loja.
Reunindo o trabalho de Nuno Amaral Jorge, Pedro Daniel, Inocência Dias, Mariana Flores, Rui Gamito, Miguel Jorge, Miguel Montenegro, Phermad, Pedro Potier e João Raz, este primeiro volume apresenta seis histórias do género Fantasia com uma qualidade gráfica excelente e uma boa diversidade de temas.
A antologia, que será de periodicidade anual e que foi lançada recentemente na Comic Con, contém, para além das histórias, uma entrevista ao autor da capa, Carlos Amaral, com bons exemplos do seu trabalho, bem como alguns esboços das histórias.
Entre as histórias encontramos, como não podia deixar de ser, bárbaros e guerras, mas também uma narrativa de inspiração árabe, com recurso a génios e maldições, ou mitológica, cruzando criaturas de vários mitos com a religiosidade cristã. A antologia fecha com uma história que se enquadra mais na ficção científica do que na fantasia, numa espécie de distopia futurística de contenção psicológica.
Para os interessados, encontra-se disponível um preview na ISSU, e podem contactar o projecto directamente na sua página oficial.