Esquadrão da Luz – Peter J. Tomasi, Peter Snejbjerg e Bjarne Hansen

IMG_3312

Não, este Esquadrão da Luz dificilmente se irá tornar numa das leituras preferidas dos próximos tempos. A história não é totalmente original, e não tem, na globalidade, a força coerente que a poderia tornar inesquecível mas tem excelentes momentos de pura diversão.

São comuns a associação de seres sobrenaturais a nazis – seja porque não queremos acreditar que todas aquelas atrocidades tenham tido proveniência única de seres humanos, seja porque existem várias possibilidades especulativas de um acontecimento que marcou tão profundamente a nossa época.

IMG_3319

Em Esquadrão da Luz decorre literalmente uma luta do bem contra o mal, oposição que leva ao confronto entre um batalhão nazi que se revela antes um batalhão de seres maléficos de origem angelical, e um batalhão aliado de seres humanos aos quais é atribuída a missão de antagonistas – uma espécie de cruzados que terão como objectivo impedir a victória dos monstros sobrenaturais.

IMG_3383

Não faltam as semelhanças a outros enredos em torno da Segunda Guerra Mundial – os monstros camuflados de nazis são imbatíveis recordando os nazis zombies de tantos filmes de horror e a missão desenterra as histórias de artefactos religiosos, poderosos e capazes de mudar o Mundo, levando-nos a uma fortaleza protegida por monges cristãos.

Possuindo o conhecimento de que se trata de um inimigo sobrenatural, este batalhão de aliados desvia-se na tentativa de obter armamento apropriado que lhes conferirá alguma esperança na batalha que se aproxima. Onde o conseguirão? Numa fábrica de armamento nazi onde os trabalhadores são judeus aprisionados e esfomeados.

IMG_3326

Sem grande profundidade nos planos Esquadrão da Luz entrega-nos uma história movimentada onde os episódios de grande acção se sucedem, numa série de etapas que terminam logicamente na grande e sangrenta batalha. Miolos estoirados, cavaleiros congelados e ressuscitados, monges de espada em punho e um batalhão de soldados aliados que tem nesta missão a visão redentora dos terrores da guerra comum entre humanos – sem faltarem os momentos cómicos, comuns do convívio diário de homens em grande tensão, Esquadrão da Luz apresenta-nos a batalha para além da Grande Guerra.

IMG_3388

Em Portugal, este volume foi lançado pela G Floy, em edição de capa dura.

Um pensamento sobre “Esquadrão da Luz – Peter J. Tomasi, Peter Snejbjerg e Bjarne Hansen

  1. Pingback: Esquadrão da Luz – Peter J. Tomasi...

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s