Mão direita do Diabo – Dennis McShade

IMG_5049

 

Dinis Machado publicou, sob o pseudónimo de Dennis McShade e por necessidade monetária, três policiais. Este, o primeiro dos três (que por acaso li por ordem inversa) apresenta-nos o assassino implacável mas de moral elevada, Maynard.

Ao contrário do que nos diz a capa da primeira edição “o livro que é uma porta aberta para o mundo secreto do crime organizado” Maynard é um solitário que se mantém teimosamente à parte da organização que controla todos os restantes assassinos na sua cidade.

Com uma teimosa úlcera Maynard oscila entre o uísque e o leite, agarrado ao abdómen nas situações mais problemáticas. E aqui vamos vê-lo muitas vezes nessa situação – é que desta vez não é contratado para um assassínio comum, mas para terminar com a vida de quatro homens que terão, há oito anos, acabado com a vida de uma rapariga, a filha de um milionário.

Estes anos foram o suficiente para que os quatro homens se tenham dispersado, mudando de cidade, de país e até de nome. Com a ajuda de um informador profissional Maynard começa a liquidar os alvos, mas a meio, quando retorna do México, depara-se com dois outros assassinos em sua casa – aquele trabalho coloco-o como alvo da sociedade de assassinos.

De premissa simples e narrativa linear, é na peculiar caracterização de Maynard que se destaca, leitor profundo e amante de música clássica, este assassino a soldo apenas aceita os trabalhos que passem no seu filtro moral e tem peculiares conversas, ora com ele próprio, ora com as suas vítimas e informantes.

A trilogia de Maynard foi publicada pela Assírio & Alvim. De destacar que, recentemente, foi publicada uma história mais curta, Blackpot, passada no mesmo mundo que se centra na organização de assassinos.

Outros livros do autor

Um pensamento sobre “Mão direita do Diabo – Dennis McShade

  1. Pingback: Resumo de Leituras – Maio de 2016 (1) | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s