Assim foi: Simon Scarrow em Portugal

IMG_6331

Há muitos anos, quando ainda existia um fórum chamado Filhos de Athena, comecei a ouvir falar do nome Simon Scarrow através de uma amiga entusiasmada com a Ficção Histórica (e frequentadora do mesmo fórum). Naquela altura já me tinha afastado do género (depois de seis livros seguidos da série Primeiro Homem de Roma de Colleen McCullought, depois de toda a série de policiais romanos de Steven Saylor, de quase tudo o que estava publicado de Bernard Cornwell e Stephen Lawhead em português e inglês e depois de mais uns quantos autores menos favoritos) mas guardei a referência à série publicada pela Saída de Emergência, curiosa com a dinâmica das duas personagens principais que, pelo que percebi, assentava numa fórmula simples mas funcional.

Foi com esta memória alheia que me desloquei à Feira do Livro para assistir à apresentação do autor. Apesar de ter chegado atrasado (confusões burocráticas com marcações de espaços e divulgação de horários) a apresentação correu lindamente, dando-nos a ideia de um escritor bem humorado, um professor de história exigente, mas sobretudo um investigador cuidadoso que não se baseia apenas em livros, mas também nos locais onde pretende descrever a acção, de forma a captar detalhes mais interessantes e realistas.

IMG_6538

Ao contrário do que é usual, a sessão decorreu com imensas questões do público, contagiados (talvez) pela animação do autor. Claro que não poderiam faltar questões sobre as personagens principais, questionando se o autor se reveria nalguma delas. A resposta foi simples e engraçada – ambas as personagens teriam algo do autor, mas em fases distintas da sua vida.

Sobre a forma como constrói as histórias, o autor foi falando das inúmeras ideias que tem (mas que não irá conseguir concretizar na totalidade), da necessidade de aprender com os actores que tentam recriar o ambiente do Império Romano (andando longas distâncias com as pesadas armaduras, o que traz difíceis questões de higiene), das viagens que realizou para conseguir descrever cenários.

IMG_6544

No final, fiquei convencida e lá trouxe os três primeiros da série, com direito a autógrafo (o primeiro foi oferta no pavilhão da editora).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s