Assim foi: Zoran Zivkovic em Lisboa

IMG_6635

No seguimento do lançamento de O Livro, a mais recente obra de Zoran Zivkovic publicada em Portugal pela Cavalo de Ferro, o autor foi convidado pela editora a comparecer em dois eventos em Lisboa – um na Bertrand do Chiado envolvendo a Roda dos Livros e outro na Feira do Livro com apresentação de João Morales.

Sendo Zoran Zivkovic um dos meus autores favoritos (o primeiro que tive oportunidade de ler foi A Biblioteca, também publicado em Portugal pela Cavalo de Ferro e que já conta com três diferentes edições) seria impensável não comparecer aos dois eventos em Lisboa, até porque tinha mais de 20 livros que gostava de ver autografados. Claro que não levei todos.

IMG_6380

A sessão mais animada foi, sem dúvida, a da Bertrand Chiado. Por um lado porque o ambiente é mais acolhedor, por outro pela presença de um grande grupo de pessoas que se conheciam entre si, permitindo uma maior desenvoltura na formulação de questões.

O autor, muito bem disposto, falou de livros favoritos (realçando o autor Akunin Boris, publicado em Portugal pela Editorial Presença, mas sem volumes disponíveis de momento), de leituras recorrentes (todos os anos lê O Bom Soldado Svek de Jaroslav Hasek) e de alguns episodios cómicos envolvendo os livros ou a correspondência com leitores. Foi um excelente e divertido momento que se finalizou em grande com jantar.

IMG_6369

Já o lançamento que decorreu na Feira do Livro teve um tom mais sério, mas beneficiou da esplêndida (e sagaz) apresentação de João Morales onde se destaca a caricatura que Zoran Zivkovic traça das várias profissões envolvidas na produção e venda de um livro, desde o autor ao editor, passando por quem desenha as capas ou pelos prémios literários.

IMG_6394

A minha gravação da sessão foi interrompida por falta de espaço (e a luz não era das melhores) mas deixo-vos os vídeos que dão para ter uma ideia da sessão e do que foi conversado:

Sobre os dias que passou em Portugal e os eventos que esteve envolvido, podem ainda ter uma perspectiva do próprio autor, no seu blogue.

Opinião aos livros do autor

2 pensamentos sobre “Assim foi: Zoran Zivkovic em Lisboa

  1. Pingback: Ficção especulativa em Junho de 2016 | Rascunhos

  2. Pingback: A ficção especulativa em Portugal – 2016 | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s