Destaque: A Biblioteca à Noite – Alberto Manguel

a-biblioteca-a-noite

 

Um dos mais recentes lançamentos da Edições Tinta da China parece ser o livro ideal para quem é fascinando por bibliotecas:

UM DOS MAIORES BIBLIÓFILOS DO MUNDO CONTA-NOS TUDO O QUE SABE SOBRE A HISTÓRIA, O FASCÍNIO E OS ENIGMAS DAS BIBLIOTECAS.

Ao construir a sua mítica biblioteca com mais de 40 mil livros num antigo presbitério em França, Alberto Manguel debateu-se com as mesmas questões de qualquer bibliotecário doméstico: dividir por línguas? Usar a ordem alfabética? Agrupar por géneros? Mesmo que não existam respostas certas, neste livro Manguel conta pelo menos as melhores histórias: há bibliotecas públicas com secções como «Esgotos: Obras Seleccionadas», e bibliotecas privadas onde, alfabeticamente, os amigos‑escritores Borges e Bioy Casares ficam lado a lado. Há bibliotecários corajosos que alteram registos de requisição para salvar livros, e livros corajosos que salvam homens torturados. Há livros perdidos, livros proibidos, livros digitais, livros que ficam numa prateleira demasiado alta e livros imaginados — mas todos ocupam um espaço e enchem estantes pelo mundo fora, tal como preenchem esta «Biblioteca à Noite».

Um pensamento sobre “Destaque: A Biblioteca à Noite – Alberto Manguel

  1. Pingback: Destaque: A Biblioteca à Noite – A...

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s