Odd e os Gigantes de Gelo – Neil Gaiman e Brett Helquist

img_8583

História juvenil ilustrada, Odd e os Gigantes de Gelo centra-se num rapaz que sorri sempre, independentemente das adversidades. Órfão de pai e com uma perna inválida por conta de um acidente na floresta, Odd sente o peso da sua condição sobretudo quando a mãe casa com um homem que tem mais filhos – Odd é mais uma boca para alimentar.

Um dia decide abandonar a vila e encontra na floresta um refúgio. O que não contava era encontrar, também, três animais que o ajudam e o seguem para casa – um urso, uma águia e uma raposa. Apanhando-os a falar durante a noite consegue forçá-los a revelar quem são verdadeiramente – são afinal os Deuses nórdicos expulsos de Asgard, obrigados a deambular pela terra sob forma animal enquanto não conseguirem arranjar forma de voltar.

img_8594

Engraçado e quase inocente na forma como expõe a aventura de um jovem rapaz que se vê como peça fundamental numa história muito maior do que ele, Odd e os Gigantes de Gelo não apresenta uma das principais características que torna fenomenais alguns livros do autor – a empatia. Se nalgumas das suas obras sentimos logo uma ligação especial pela personagem e uma imensa curiosidade sobre o que lhe acontecerá de seguida, aqui não senti o normal envolvimento.

Não deixa de ser uma história agradável com dois ou três elementos interessantes que pode servir de introdução ao carácter especial dos três mais carismáticos Deuses de Asgard, Loki, Thor e Odin. Com duas ou três lições (desnecessárias a meu ver) é uma leitura simpática mas pouco marcante em que se destacam as belíssimas ilustrações.

Em Portugal Odd e os Gigantes do Gelo foi publicado pela Editorial Presença.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s