Jerusalem – Guy Delisle

img_9106

 

Tal como Pyonguang, não achei Jerusalem graficamente deslumbrante, mas ambos tornam-se interessantes pels perspectiva do autor, que ultrapassa a do mero turista ao tentar adaptar-se a viver num país bastante diferente, de costumes e regras distintos, em condições que nem sempre são as óptimas.

img_8899

Captando bastante bem as situações ridículas às quais se habitua rapidamente (e que aprende a contornar com esperteza) Guy Delisle apresenta um local onde várias culturas co-existem com convivência mínima, onde nenhuma étnia ou religião é bem recebida em todos os pontos e onde as regras que devem ser seguidas em cada parte da cidade são uma incógnita.

img_9287

O quotidiano para um ocidental é um caos, mesmo para o autor que não tem ocupação fixa e que está à vontade para deambular à sua vontade. Estando a esposa a trabalhar como médica sem fronteiras Guy aproveita para explorar todas as zonas, encetando conversas nos locais mais improváveis e assistindo a episódios ridículos que expõe com o seu humor particular entre a rabugice do inconveniente.

img_9291

Apresentando a perspectiva de quem não está envolvido nos conflitos e de quem não opta por nenhum lado, Jerusalem reflecte uma existência complicada para as várias etnias, envolta em desavenças antigas que levaram a desenvolver soluções complicadas mas apaziguadoras em determinadas zonas da cidade.

img_8898

Nas últimas décadas estas soluções tornaram-se insuficientes devido a pressões políticas e económicas que se traduzem em desequilíbrios e quebram a convivência pacífica. Sem aprofundar os argumentos por detrás destas fações,  Jerusalem é um relato que nos apresenta uma amalgama de esperanças e receios em que o dia-a-dia se vai construindo sem grandes certezas.

Outros livros do autor

Um pensamento sobre “Jerusalem – Guy Delisle

  1. Pingback: Shenzhen – Guy Delisle | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s