Arrival – O Primeiro Encontro

arrival-1

Já tinha expresso, por aí, a minha admiração pela ficção de Ted Chiang. Focando-se num único conceito, consegue construir várias histórias excepcionais, coesas, interessantes, envolventes, quase perfeitas, mas sempre elegantes. A palavra correcta para descrever existe em inglês, neat (nítido, de bom gosto, claro, agradável, elegante, puro, limpo).

Olhando para a colectânea de histórias de Ted Chiang, Story of your life and others, o conto que dá título ao conjunto e que origina este filme não é sequer um dos mais brilhantes do conjunto, apesar de apresentar um conceito lógico esmagador, uma história limpa de ruído que contém apenas o essencial mas que peca, a meu ver, na forma como se relaciona com o leitor, que resulta num ambiente algo pesado e deprimente.

arrival-2

Sem deixar a componente emotiva, o maior espaço reservado no filme para criar uma ligação com as personagens acaba por criar o suporte necessário que justifica os sentimentos transmitidos pela história. O resultado é uma maior empatia com o público e é exactamente neste ponto que o filme ultrapassa o conto.

Conhecendo já o rumo que a história iria tomar, bem como a lógica por detrás dos encontros alienígenas e a grande tecnologia que os suporta, fiquei mais liberta para apreciar tudo o resto. Desde a forte componente humana à forma circular como os episódios constroem uma história maior, logicamente dolorosa e esmagadora, passando pelo expectável e estúpido comportamento humano, que se esconde no medo pelo desconhecido, o filme consegue a proeza de, mantendo-se fiel à lógica da história original, fazer com que esta ganhe uma nova dimensão.

arrival-3

A premissa é simples. Doze naves alienígenas aparecem, quase que do nada, em doze pontos no planeta, dispersos. Cada um dos doze países no qual se encontra uma nave inicia tentativas de contacto, mas com pouco sucesso. É assim que resolvem contratar uma especialista em linguística que fará os primeiros verdadeiros avanços para a compreensão do intuito dos alienígenas.

Ao se desenvolver a compreensão de uma linguagem desenvolve-se, também, uma nova forma de pensar, e, este caso não é excepção. Ao tentar compreender a linguagem peculiar dos alienígenas a  especialista desenvolve, também, um novo entendimento sobre o mundo, sobre o contínuo espaço-tempo, enfim, sobre toda a sua vida, entendimento esse que terá um papel essencial na história da espécie humana.

Sem dúvida entre os grandes filmes de ficção científica produzidos recentemente, Arrival consegue a proeza de ser um filme sobre alienígenas que explora de forma sublime a natureza humana.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s