Stories of your life and Others – Ted Chiang

stories ted chiang

 

Premiada com o Locus, esta colectânea reúne as primeiras histórias de Ted Chiang, um nome há muito ouvido mas que, até agora, não tinha tido oportunidade de ler. Pertencentes, na sua maioria, ao género da ficção científica, estas histórias partem de premissas simples para transfigurar a realidade que conhecemos, e nos apresentar alternativas viáveis e interessantes.

De carácter instrospectivo, muitas destas histórias exploram a religião na sociedade ou desenvolvem-se a partir de cenas bíblicas. É o caso de Tower of Babylon onde se explora a conclusão da torre de Babel ou de Hell is the Absence of God onde o aparecimento dos anjos e os milagres são constante diária sem base lógica. O aparecimento de um anjo tanto pode curar como causar maleitas, e nem sempre as mudanças que a sua presença incute são benéficas. Por sua vez, em Seventy-Two Letters os homunculos e os golens existem e constituem parte do plano divino – o seu estudo pretende enaltecer o criador bem como a evolução tecnológica e social.

 

GOLEM 2

Noutras histórias explora-se o limite da inteligência humana (como Division by Zero ou Understand). Mas será a inteligência excessiva uma característica positiva para a evolução da humanidade? Em The Evolution of Human Science os seres humanos são capazes de conceder aos recem-nascidos uma inteligência sem limites. Com o passar do tempo estes seres humanos carecem de empatia por aqueles que lhes deram origem e acabam por formar uma sociedade à parte.

Também a previsão do futuro é um dos temas recorrentes da ficção de Ted Chiang. Se em Understand esta previsão é facilitada pela extrema inteligência que permite explorar probabilidades, What’s Expected of Us explora a possibilidade de vislumbrarmos o futuro em pequenos aparelhos que tornam a existência de alguns insuportável pela retirada do livre arbítrio. Ainda, em Story of Your life (que dá o nome à colectânea) uma mulher tem a possibilidade de fazer parte do grupo que contacta com uma civilização alienígena. Este contacto leva-a a conhecer a língua estranha através da qual se percepciona o que há-de ser.

merchant 2 ted chiang

Liking What you see: A Documentary é uma das histórias que se distingue do conjunto pela temática. E se fossemos capazes de desligar a parte do cérebro que percepciona a beleza do rosto? Nesta história explora-se não só a diferença nos relacionamentos, como o impacto social. Contra esta tecnologia estão as empresas de produtos de beleza e as agências de publicidade que se vêem obsoletas. Também The Merchant and the Alchemist’s Gate difere das restantes com uma história fantástica onde um homem, podendo saber o futuro, prefere viajar ao passado para rever a falecida esposa.

Em Exhalation conhecemos um mundo totalmente diferente do nosso, onde seres inteligentes trocam constantemente de pulmões mecânicos, pulmões estes que os mantém vivos mais pela diferença de pressão do que propriamente pelo ar. Mundo fechado em si mesmo, conta uma bela e melancólica história de um cientista que resolve experimentar consigo mesmo.

 

lifecycle

 

Finalmente, a grande história do conjunto é The Lifecycle of Software Objects. A uma bióloga desempregada, ex-tratadora num zoo, é lançada uma estranha proposta de trabalho, a de cuidar de animais domésticos artificiais. Seres programáveis com capacidade de aprendizagem própria, são lançados como tábua rasa como produtos. Sem saberem falar, são seres dependentes que aprendem com os donos, comportamentos e truques. Devagar, acabam por ser vistos por alguns mais como crianças inocentes de aprendizagem mais lenta do que comercialmente seria lucrativo,

_____

Alguns destas histórias encontram-se disponíveis online

Seventy-two letters;

Division by zero;

The Evolution of Human Science;

What’s Expected of Us;

Exhalation;

The Lifecycle of Software Objects.

Posted In

5 Comments

  1. muito bom 🙂
    Ted Chian é um nome que não se esquece após a leitura dos seus contos. Ainda não li todos, mas em breve irei retomar a sua leitura, pois despertaste-me a vontade de o ler novamente.
    é pena que nenhuma editora tenha pegado neste livro o o tenha publicado por cá.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.