Fables – Vol.12 – Willingham, Buckingham, Gross, Pepoy, Allred e Hahn

img_1077

Por mais que adore esta série, tanto pela transformação das personagens das fábulas em personagens com dimensão, tanto pelo aspecto gráfico, nunca hei-de parar de dizer mal da qualidade da impressão, quase em papel de jornal que retira bastante da espectacularidade das imagens.

img_1104

Neste volume o grande imperador que dominava os vários reinos mágicos foi derrotado. Trazido para a nossa realidade, é agora um cidadão comum, sem autoridade, que é confrontado com aqueles que infernizou enquanto imperador. Habituado a mandar em todos os que o rodeavam e a eliminar quem quer que o contradissesse, não lhe será fácil adaptar-se. Nem a ele, nem aos restantes elementos de fábulas que residem naquela cidade e que viram os seus mundos e as suas famílias destruídas pelos exércitos malignos do Imperador.

img_1084

Enquanto assistimos à dura adaptação do Imperador, num dos mundos mágicos um antigo ser maléfico acorda. O grande poder mágico que detém faz-se sentir por todos os mundos, quer nas más acções das crianças que aumentam repentinamente, quer nos tremores de terra que assolam locais muito específicos. Esta criatura das trevas encontra-se a caminho da cidade das fábulas no nosso mundo e a única solução é evacuar rapidamente para a quinta.

img_1114

Esta não é a única desgraça em curso. O Príncipe Encantado faleceu – apesar de ser um mulherengo que se encantava por todas as mulheres e consequentemente ter um papel tão importante em todos os contos de fábulas de princesas, era também um homem corajoso e um brilhante estratega a quem devem a vitória sobre o Imperador. Também o Rapaz Azul, uma das personagens mais importantes nesta guerra, faleceu, vítima de um estilhaço enfeitiçado que, lentamente, o conseguiu contaminar.

img_1117

Abrindo uma série de linhas narrativas que permitem continuar a série com vários pontos de interesse, este volume mantém-se, como os restantes, a explorar as inúmeras personagens de que dispõe, atribuindo-lhes traumas, manias e psicoses que as tornam mais complexas e mais humanas.

Paralelamente aos perigos genéricos que desenvolve, centra-se, também, nalgumas personagens e nos longos relacionamentos que, ao longo de décadas, evoluem e se pode transformar em sentimentos opostos aos originais.

img_1120

Nitidamente um volume de transição com uma mudança de foco, acompanha o desmoronar do enorme Império com o desaparecimento do Imperador e o surgir de uma nova ameaça. Esta transição dá um novo folgo à série mas as consequências desta volta apenas iremos conseguir perceber no desenrolar dos próximos volumes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s