Anjos – Carlos Silva

Na sequência de um enorme terramoto em Lisboa a tecnologia que permitia conhecer e prever comportamentos de todos os cidadãos é soterrada e esquecida. Ou quase. Um grupo de vigilantes, os Anjos, que mantêm as funções de mensageiros, transportando mensagens físicas como forma de garantir a privacidade, protege a tecnologia e utiliza-a pontualmente.

Existe, no entanto, quem tenha outros planos para a tecnologia e há quem pretenda acertar contas com os Anjos por conta de um episódio quase esquecido que originou uma quimera tecnológica, um homem reconstruído com peças metalicas que alberga apenas ódio por quem revirou a sua existência.

Sessão de lançamento durante o Scifi-lx

A história começa com a morte sangrenta de um Anjo, às mãos de um homicida desconhecido. Na autópsia pouco se descobre mas até as poucas provas que se descobrem são eliminadas por um bug informático. O uniforme do cadáver alerta um investigador da velha guarda que já teceu várias teorias da conspiração envolvendo os Anjos.

Assim estão lançadas as sementes da história, com a investigação policial cada vez mais próxima da verdade mas sobrecarregada em falsas pistas, com os Anjos tentando proteger uma tecnologia avassaladora de entidades sedentas de poder e um assassino focado na destruição.

Anjos apresenta várias linhas narrativas, dando relevância a múltiplas personagens e respectivos interesses que se cruzam e chocam originando, diversos episódios de acção onde não faltam feridos, mortos e revelações bombásticas. Romance de ficção científica, apresenta os perigos da tecnologia quando controlados pelas pessoas erradas, criando uma entidade que se dedica a proteger, anonimamente, o país.

Vencedor do prémio Divergência, Anjos é, infelizmente, dos poucos romances de ficção científica nacionais, mas nem por isso é um lançamento pouco relevante, constituindo uma das raras histórias no género que não provêm de um dos autores habituais. Caso estejam interessados em ler algo do autor também têm um conto no número mais recente da revista Bang! (gratuita).

Um pensamento sobre “Anjos – Carlos Silva

  1. Pingback: Resumo de leituras – Agosto de 2017 (5) | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s