I am Legion – Fabien Nury e John Cassaday

I am Legion é uma banda desenhada francesa (Je suis Légion) que decorre durante a Segunda Guerra Mundial na Roménia, e nos remete para o monstro nacional, o vampiro. Neste caso o vampiro é uma jovem rapariga em estudo pelos nazis que pensam utilizá-la como arma de guerra.

Encarcerada, fazem-na comandar vários soldados em simultâneo para provar a perfeita coordenação que é atingida quando uma só mente desenha uma estratégia e não existem hesitações. Será esta a arma perfeita de que Hitler necessita?

Enquanto assistimos às experiências desenvolvem-se algumas conspirações, algumas do lado dos nazis, outras do lado da resistência romena em que se envolvem, até, alguns transformados, alguns vampiros com interesses próprios.

De desenhos que oscilam entre grande detalhe (como acima) e pouco detalhe (para cenas focadas na acção), I Am Legion constrói-se lentamente em várias frentes que se vão cruzar nos momentos de maior tensão. Acima da dualidade nazi / aliado encontram-se os interesses próprios e serão estes que, por diversas vezes, fazem com que as estratégias não sigam claros caminhos para o sucesso.

Negro e pausado, I Am Legion transparece um ambiente de hostilidade, entre o soturno e o secreto que aproveita as lendas locais romenas para as cruzar com as experiências nazis, recordando um pouco os filmes de horror que cruzam nazis com zombies. Neste caso os sem alma não são visíveis a olho nu, são fantoches controlados de longe que agem quase normalmente.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s