Morte – Neil Gaiman

No seguimento da publicação de Sandman, o eterno responsável pelo reino dos sonhos, obra icónica de Neil Gaiman, a Levoir publica, novamente, em parceria com o jornal Público, Morte, uma história que se centra na irmã, a responsável por acompanhar os mortos.

Uma vez por ano Morte vive entre os humanos, passando a recordar-se do que é viver, desde comer a interagir com outras pessoas. Este ano não é excepção, mas uma série de entidades, sabendo da sua materialização, pretende usá-la para os seus próprios fins, numa batalha que dura há vários séculos e onde se vão conseguindo pequenas vantagens.

Ao mesmo estilo de Sandman, a história de Morte confronta eternos e mortais, uns de vidas efémeras com outros de longas e esquecidas existências, tão longas que são pautadas por esquecimentos e loucuras. Tão longas que olham para os humanos com desprezo, e facilmente os podem fazer desaparecer sem pensar uma segunda vez.

O ambiente é semelhante ao de Sandman, uma espécie de nostalgia calma misturada com a urgência de uma missão, incutida por perseguidores perigosos e personagens loucas de objectivos estranhos. O aspecto visual ajuda a transmitir esta sensação, numa história que se vai suspendendo na surrealidade.

Mas este volume possui mais histórias – e numa delas poderão encontrar pistas para alguns dos episódios que vimos em Sandman, tratando-se por isso de uma leitura aconselhável a quem seguiu a série.

Morte foi publicado na colecção Vertigo, pela Levoir em parceria com o jornal Público, no seguimento da comemoração dos 25 anos da Vertigo.

 

3 pensamentos sobre “Morte – Neil Gaiman

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.