Ontem resolvemos experimentar o Ludoclube – um novo espaço onde se pode jogar e experimentar uma imensidão de jogos! E, realmente, as expectativas não desiludiram! Chegados ao espaço, o que se destaca é, sem dúvida, a quantidade de jogos disponíveis, de todos os géneros e feitios, muitos clássicos e indisponíveis para aquisição, muitos modernos e praticamente todos os do top 100 do Boardgamegeek.
Para além dos jogos, o espaço dispões dos usuais apoios logísticos que permitem a permanência durante muito tempo – para além dos jogos encontramos as necessárias mesas, bem como café, comida e casas de banho. E foi assim que ficámos em torno dos jogos, durante a tarde e uma boa parte da noite.

Os jogos encontram-se dispostos em três secções: à entrada encontramos uma estante branca que corresponde à ludoteca de exposição e que é composta por jogos de duração máxima de 60 minutos que podem ser mexidos para a escolha e para os quais existem explicadores no Sábado à tarde; no centro encontramos a ludoteca reservada que é onde se encontram a maioria dos jogos e que devem ser escolhidos antes de se pegar (não é permitido abrir e analisar cada caixa); em torno do centro encontramos o equivalente ao ponto de recolha do Jogo na mesa, onde se estão os jogos disponíveis para venda, em estantes mais claras.




Bem, então e o que jogámos? Após explorarmos o espaço, começámos com um abstracto interessante para dois jogadores, o Yinsh que recorda um pouco o Reversi na forma como se revertem as peças das áreas que vamos conquistando. A conquista faz-se através de anéis que se movem livremente em todas as direcções enquanto deixam peças da nossa cor no local que deixam e voltam as peças sobre as quais se movem.
A seguir pegámos no vencedor do Spiel des Jahres de 2018 para a categoria de conhecedores – o The Quacks of Quedlinburg. Trata-se de um deck building (neste caso num saco) com push your luck em que temos, como o nome dos mecanismos indica, de ir construindo um conjunto de possibilidades com peças de várias cores no nosso saco e de as ir retirando, uma a uma, até querermos parar ou até ultrapassarmos uma determinada quantidade de dano (sofrendo, neste caso, penalizações).
Ainda que o jogo se encontre em alemão, as regras em inglês que se encontravam no interior, permitiram jogar sem precalços e o jogo tem uma boa simbologia nas cartas e tabuleiros. O veredicto final é que se trata de um jogo engraçado e movimentado, com fortes mecanismos de recupeação, ainda que tenha de o jogar novamente para perceber se existem várias estratégias possíveis. Será, sem dúvida, uma aquisição futura se o apanhar a um preço acessível.
Seguiu-se um clássico que tem muito mais estratégia e complexidade do que parece à primeira vista – o Qwirkle. O jogo encontra-se praticamente indisponível mas é uma boa aquisição para quem deseja algo que possa reunir jogadores novatos e experientes. As jogadas são rápidas e simples (basta colocar uma peça, ainda que possam ser colocadas mais) mas com o prosseguir do jogo, o padrão torna-se mais complicado e a colocação pode permitir grandes pontuações ou abrir jogo para o adversário.
Robo Rally é um jogo bastante diferente dos anteriores, tratando-se de um jogo de programação de jogadas que se adequa ao número e experiência dos jogadores, pois traz vários tabuleiros com diferentes modificações e tamanhos. Para além das cartas que podemos ir combinando para concretizar os objectivos, o tabuleiro possui modificações à localização e sentido do robot que, por vezes, estragam as nossas melhores previsões!
Para fechar a noite, retornámos aos abstractos, agora com Onitama. Trata-se de um jogo de mecânica bastante simples em que cada jogador tem cinco bonecos que pode movimentar conforme as cartas que temos – mas quando jogamos um movimento a carta que corresponde ao movimento passa para o adversário! Apesar da simplicidade o jogo possui alguns elementos de luxo que podem fazer valer a pena o preço.
Ainda que, desta vez, não tenhamos optado por jogos mais longos, o espaço possui imensos destes jogos! Para quem deseja experimentar jogos antes de os adquirir o Ludoclube pode ser uma excelente opção, tanto pela diversidade de jogos disponíveis, como pelas condições do espaço!
Que fantástico! 😀