Batman 80 anos – Vol.4 – Gothtópia – John Layman e Jason Fabox

Neste quarto volume da série comemorativa dos 80 anos do Batman é-nos apresentada uma Gotham pouco usual! Ao invés de soturna, esta cidade apresenta-se como feliz e agradável! Os seus habitantes são felizes e tudo parece maravilhoso – ou quase tudo. Vários cidadãos aparentemente normais suicidam-se sem razão aparente e a versão feliz de Batman começa a desconfiar de que algo estará errado!

E descobre! Mas quando a cidade inteira é controlada por um vilão que quer, desta forma, semear um medo mais subconsciente, nem o Batman conseguirá escapar e rapidamente se vê isolado num hospital psiquiátrico. Felizmente, nem todos são susceptíveis às drogas espalhadas na cidade e Hera, uma vilã que tenta encantar Batman, fornece ao herói os meios para conseguir a fuga e o antídoto.

O que acontece quando uma cidade inteira é forçada a fingir uma utopia? Principalmente uma cidade tão negra e geradora de violência? Qual seria utopia possível em Gotham? É com base nesta premissa que se desenvolve o enredo, começando por nos mostrar um Batman capaz de manter um relacionamento feliz com Asa Felina.

A cidade é aparentemente feliz, mas entre as utopias impostas e as alucinações de uma felicidade, o medo continua a proliferar, assumindo uma forma muito mais perigosa. Para quem conhece Gotham esta máscara de normalidade é demasiado suspeita e até Batman parece converter-se – ainda que seja apenas como forma de camuflar as suas verdadeiras intenções e reunir armas que lhe permitam combater o vilão. Estamos habituados a que Gotham seja retratada como sombria e perigosa pelo que o retrato aqui apresentado no início nos é, também, suspeito.

Este volume possui, para além da história que dá origem ao título, uma outra em que o Batman enfrenta o homem morcego. Trata-se de uma curiosa mistura que confronta os morcegos, mostrando um cientista que enlouqueceu com a sua própria invenção! A história possui alguns detalhes cliché (na forma como apresenta o cientista) mas é visualmente muito forte.

A colecção comemorativa dos 80 anos do Batman está a ser publicada em Portugal pela Levoir em parceria com o jornal Público.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.