Comanche – Vol. 2 – Greg Hermann

Red Dust regressou ao Triple Six. O volume anterior tinha acabado com o herói a perseguir vilões, mas o uso da bala para fazer justiça acaba por levar Red Dust a cumprir pena numa mina. Em liberdade condicional, Red Dust não se pode comportar como antigamente, tendo agora limitações em relação às armas e ao álcool.

Nitidamente em baixo por tão dura estadia, o regresso de Red Dust é marcado por alguns incidentes envolvendo os que o defendem e aqueles que aproveitam a oportunidade para o confrontar e aumentar a sua aura de poder. Não faltam os comentários à ausência da bebida ou das armas.

Mas algumas coisas também mudaram na cidade, e até no Triple Six. O novo xerife tem vários ajudantes que percebem muito de criminologia (em teoria, pelo menos) mas pouco das questões práticas de cidades em crescimento no faroeste. Já na fazenda, alguns dos ajudantes trocam impressões sobre Red Dust provocando alguns desentendimentos.

Red Dust está abatido – quer fisica quer psicologicamente. Mas isso não o irá impedir de conceder uma importante ajuda à cidade quando esta se vê alvo de um bando de criminosos. Este episódio irá contribuir para restabelecer alguma aura de normalidade em Red Dust.

Noutra das grandes aventuras deste volume, confrontam-se os modos das grandes cidades com os do faroeste. Esta comparação é feita através da introdução de um fotógrafo de hábitos pouco práticos e mais preocupado com os “furos” jornalísticos do que com os acontecimentos que o rodeiam.

Noutra história, explora-se a forma como os veios de minério são usados por exploradores gananciosos para que outros percam os seus territórios de cultivo – com a descoberta de um veio surgem os mafiosos que se pretendem aproveitar.

Para além de mostrar uma evolução na própria personagem, este volume apresenta uma evolução na civilização. Após a fundação das cidades, instala-se a normal falta de regras por falta de infraestruturas, mas com a criação destas infraestruturas, a lei da bala passa a ser considerada como selvagem e intolerável.

Assim se acabam com os antigos xerifes, carregados de vícios, mas capazes de se sacrificar por um bem maior, e assim se diminui a quantidade de tiroteios nestas regiões. A ordem instala-se lentamente, e este volume mostra um pouco como se implementa esta progressão.

Mais controlado, Red Dust continua a revelar-se um cowboy capaz de vencer pelas armas e pela esperteza, tecendo planos que conseguem transformar as mais difíceis situações!

Esta versão integral de Comanche (publicada em três livros) foi publicada em Portugal pela Ala dos Livros.

Posted In

, ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.