Jogos ao Sábado – Carcassonne – Caçadores e Recolectores

Vencedor de vários prémios, incluindo o Spiel des Jahres de 2001, Carcassonne é um dos jogos de tabuleiro mais conhecido! As jogadas são relativamente simples e rápidas, mas ainda assim podem-se desenvolver estratégias. O jogo consiste em, à vez, colocar uma peça no mapa e decidir se se adiciona um meeple em algumas das estruturas dessa peça. O local onde se adiciona a peça também é decisivo para a obtenção de pontos.

Em Carcassonne Caçadores – Recolectores, mantêm-se os mecanismos base de Carcassonne, e acrescentam-se algumas variações interessantes que poderão despertar maior interesse em jogadores mais experientes, ou em jogadores habituados a jogar o original. Esta variação de Carcassonne foi criada em 2002 mas esta edição publicada pela Devir foi revista em 2020: existem mais formas de pontuar e acções adicionais que tornam a experiência de jogo mais estimulante.

Enquadramento temático

No Carcassonne original as peças que vão sendo colocadas recompõem a paisagem do Sul de França, sendo que os castelos se assemelham ao da cidade de Carcassonne. Nesta versão, Caçadores – Recolectores, as peças pretendem recompor a paisagem milhares de anos antes, uma época em que os humanos caçavam, colhiam e pescavam. Neste sentido, a paisagem contém vários animais, lagos, rios, bosques, pradarias e menires.

O Jogo

No caso da pradaria com domínio do jogador azul, existem dois tigres de sabre, pelo que o servo que se encontrava naquela pradaria não pontua.

Tal como no Carcassonne original, as jogadas consistem em pegar uma peça, colocá-la e decidir se queremos acrescentar um meeple da nossa cor (aqui denominados membros da tribo) a alguma das estruturas da peça colocada (para mais tarde a pontuar). Se, na versão original, pontuamos castelos, estradas e campos, aqui pontuamos bosques, rios e pradarias.

Ainda que as estruturas sejam equivalentes (castelos equivalentes a bosques, por exemplo) apresentam, também, diferenças. Nos bosques podemos encontrar menires. Quando um jogador termina um bosque que tenha um dos seus seguidores de tribo, se este bosque contiver um menir, o jogador obtém uma peça adicional de menir. Estas peças permitem realizar acções adicionais ou acrescentar formas de pontuar no final do jogo.

Os rios (equivalentes a estradas) podem terminar em lagos que se interligam com outros rios. Neste caso, o jogador pode optar por acrescentar um dos seus membros da tribo ao rio, ou uma cabana ao lago. Os rios pontuam como as estradas no jogo original, mas os lagos pontuam apenas no final do jogo, pelo número de peixes existentes num circuito de água (sendo que este circuito hidrográfico corresponde aos vários rios e lagos que se encontram ligados).

Por sua vez, as pradarias pontuam de forma diferente do Carcassonne original. Neste caso, pontuam-se de acordo com os animais que se encontram na pradaria. Cada tipo de animal tem uma pontuação específica e os tigres dentes de sabre eliminam cervos da pontuação.

Componentes

Para além das habituais peças que são colocadas para fazer o mapa, esta versão contém, ainda, as peças de menir. A qualidade das peças é semelhante às que encontramos na versão original, distinguindo-se a arte. O mapa que construímos em Caçadores – Recolectores é mais colorido e visualmente mais atractivo.

O jogo contém ainda meeples de 5 cores diferentes (uma para cada um dos 5 possíveis jogadores), aqui denominados de seguidores de tribo, que empunham uma espécie de lança. Encontramos, também, cabanas nas 5 cores. Ambos, meeples e cabanas, são em madeira, possuindo um design simples, agradável e eficaz.

A experiência de jogo

Existem várias peças de menir. Algumas proporcionam mais pontos, outras acções imediatas ou diferentes contagens finais. Por exemplo, a peça com a canoa pontua imediatamente 2 pontos por cada lago no mesmo sistema hidrográfico, e a peça com a armadilha (e os dois guerreiros) efectua imediatamente uma “mini-pontuação” de pradaria (ver mais detalhes no manual).

Para os que não conhecem o jogo original, Carcassonne é um jogo de colocação de peças e de controlo de área. A cada jogada adiciona-se uma peça ao mapa, sendo que o jogador pode acrescentar, às estruturas representadas na peça colocada, um dos seus meeples para representar a sua dominância. Ainda que o jogador não escolha que peça colocar, escolhe onde a colocar, e se pretende adicionar meeples a alguma das estruturas, para a poder pontuar. As jogadas são relativamente rápidas e ainda que seja um jogo relativamente simples, permite algumas decisão estratégicas interessantes.

Há que realçar que, tal como no Carcasssonne original, só se pode colocar um meeple numa estrutura que ainda não o tenha. Mas, por colocação de peças, podem-se juntar estruturas que já contenham meeples, sendo desta forma que se pode tentar dominância numa estrutura que era originalmente de outro jogador.

Nesta variante de Carcassonne, Caçadores-Recolectores, as peças de menir (que são adquiridas quando se fecha uma floresta com menir) proporcionam variantes de pontuação e acções adicionais. Este elemento permite o encadeamento limitado de acções e dá a sensação de maior profundidade na estratégia de jogo.

A possibilidade de adicionar cabanas aos circuitos hidrográficos também fornece uma forma adicional de pontuar. Adicionalmente, as pradarias são pontuadas de forma diferente, existindo novos factores que influenciam a decisão de colocação das peças com pradaria.

Conclusão

Se o Carcassonne original pode ser um bom jogo para jogadores pouco experientes, Caçadores – Recolectores é-lhes menos acessível. Em contrapartida, para quem já conhece bem o jogo original ou para jogadores mais experientes, esta variante permite novas e mais interessantes estratégias, tanto pelo encadeamento de acções, como pelas diferentes formas de pontuar.

Para além da variação estratégica, Caçadores – Recolectores é visualmente mais estimulante e é um bom complemento para quem gosta dos mecanismos do Carcassonne original mas gostaria de mais variantes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.