Eis uma nova série sobre Tony Chu, um spin-off que nos leva aos momentos antes do aparecimento da gripe aviária que há-de caracterizar grande parte da série principal. Esta série possui o mesmo escritor, mas um diferente desenhador – motivo pelo qual estava curiosa para perceber como funcionaria esta mudança na percepção da história.



A história
O volume abre numa época anterior à série Chew (em Portugal publicada como Tony Chu), mostrando o anterior parceiro do polícia, e focando-se bastante mais nas relações familiares da família Chu, mais especificamente numa das suas irmãs que terá seguido o caminho do crime. Enquanto a história se foca no caso de Chu (que está associado à criminalidade da irmã), a doença das aves alastra-se, fazendo com que as circunstâncias mudem muito rapidamente.



Crítica
Esta série pega em elementos já conhecidos da história principal, levando-nos para um momento anterior. Não precisa, desta forma, de grande apresentação da personagem Tony Chu, mas aproveita para explorar e caracterizar melhor alguns dos seus familiares, sobretudo a irmã problemática que está envolvida em assaltos e outros crimes.
A narrativa apresenta e explora algumas das ideias anteriores, demonstrando como os diferentes membros da família Chu convivem com os seus poderes. A irmã problemática terá o poder de conseguir ler a mente de quem come exactamente o mesmo que ela, o que lhe será útil para tecer planos e antecipar problemas.
Mas esta série parece ter começado uns pontos abaixo da série principal. Enquanto a série Chew se tinha destacado por apresentar momentos mirabolantes e trocadilhos engraçados, esta está mais morna, e ainda que existam alguns episódios com piada, parece estar a levar-se demasiado a sério. Paralelamente, nota-se também a diferença de desenhador. Existem alguns momentos em que se imitam alguns planos em quadriculado, mas faltam as páginas loucas onde desenhos de grande tamanho introduzem ideias mirabolantes.
Ainda assim, em termos narrativos, a história avança com coerência e competência, focando-se nos conflitos que desenvolve e na interacção das personagens. O resultado é engraçado – mas talvez pelas expectativas criadas com a série Chew, não achei que estivesse ao mesmo nível.



Conclusão
Esta nova série apresenta uma nova aboardagem sobre a família Chu, explorando os seus poderes e os conflitos entre os Chu. No entanto, parece ter perdido parte da aura mirabolante que caracterizava a série principal, algo que também poderá estar associado à troca de desenhador, sentindo-se a falta das fabulosas páginas coloridas e dementes.


