Shelves (20)

O primeiro livro que li de Michael Chabon autor foi The Yiddish Policemen’s Union. Este é um policial enquadrado na história alternativa, vencedor dos prémios Hugo e Nebula, que ronda em torno de uma fuga bem sucedida da maioria dos judeus ao Holocausto. Sinceramente, não gostei. Ainda assim, peguei em Gentlemen of the Road, um pequeno livro de aventuras engraçadas que junta alguns heróis pouco tradicionais.  Depois de Gentlemen of the Road, resolvi dar outra oportunidade ao autor e ler a obra que lhe terá valido o Pullitzer em 2001: The Amazing Adventures of Kavalier & Clay.

Os seis livros que se seguem pertencem à colecção Space Operas da Gollancz. Nesta colecção podem encontrar livros como The Centauri Device de M. John Harrison (que não gostei principalmente pela conjuntação do ritmo com a medíocre personagem principal), Rendezvous with Rama de Arthur C. Clarke, Ilium de Dan Simmons ou o recentemente lido, Stone de Adam Roberts (que apesar da premissa surrealista de um mundo perfeito, me conseguiu cativar com o desenvolvimento de uma personagem psicologicamente danificada).

Lankhmar pertence a outra colecção da Gollancz recentemente lançada – The Ultimate Fantasies. Este volume reune Swords and Deviltry, Swords against death, Swords in the mist e Swords Against Wizardry.

Em Decameron, um grupo de sete mulheres e três homens foge da peste em Florença e instala-se numa vila no campo. Como passatempo, à noite, cada pessoa conta uma história, o que perfaz as 100 histórias de Decameron (por semana existe um dia reservado para coros e outro para descanso).

The Shipping News despertou-me a atenção desde que foi publicado em Portugal pela Cavalo de Ferro. Premiado com o Pulitzer em 1993, parece ter uma história estranha:

Uma sequência súbita de acontecimentos vai alterar a vida de Quoyle.

A sua mulher morre com o amante num acidente de automóvel, os pais suicidam-se, e Quoyle vê-se subitamente sozinho com duas filhas e sem emprego. Neste momento conturbado, a sua tia Agnis convence-o a largar o pouco que tem, e regressar a Newfoundland, a terra originária da família.

Ao longo deste primeiro Inverno em Newfoundland, Quoyle, as filhas e a tia, confrontam-se com os seus próprios demónios e navegam entre catástrofes e pequenos triunfos. Quoyle descobre mistérios negros e lendas na família, luta para redescobrir a sua força interior e é surpreendido pelos diferentes nós da amizade e do amor.

Ali, Quoyle consegue um lugar no jornal local, o Gammy Bird, especializado em parangonas sexuais e acidentes de carros. Quoyle fica encarregue das notícias do porto e do mar.

Os restantes são comics – V for Vendetta dispensa apresentações. Após ver o filme no cinema, quis comprar o volume, mas o tradicional aspecto de comic que possuem as ilustrações não me atraem – papel fraquinho, com imagens de cores esbatidas. Eu gosto mais de comics de papel lustroso, ilustrações de página inteira que chocam o cérebro com desenhos fabulosos. Ainda assim, a oportunidade de adquirir V for Vendetta a baixo preço surgiu na feira do livro, e aproveitei.

The Looking Glass Wars, da autoria de Frank Beddor tem o aspecto gráfico que eu gosto. Depois de o adquirir, fui investigar a origem do livro – a história é inspirada nos dois mais conhecidos livros de Lewis Carrol, Alice’s Adventures in Wonderland e Through the Looking Glass, apresentando uma versão alternativa.

Finalmente, Conan and the Midnight God é um dos volumes que constituem uma série da Dark Horse, com a adaptação da personagem de Robert E. Howard.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.