Lançamentos portugueses 2009 (Fantasia, Ficção Científica e Horror)

Há-de faltar muita coisa, mas à imagem de um resumo feito para a ficção científica brasileira, pretendo com este post fazer um pequeno resumo do que por cá (Portugal) se publicou durante este ano, em fantasia, ficção científica e horror.

Ainda que a publicação de autores portugueses continue escassa, até fiquei bastante contente com o tamanho da lista:

Alex 9 – Martin S. Braun – O nome do autor é o pseudónimo de Bruno Martins, e o livro é um dos primeiros volumes da colecção Teen, uma colecção fantástica direccionada para os jovens.

As atribulações de Jacques Bonhomme Telmo Marçal (a minha opinião) – livro de contos publicado pela Gailivro na colecção 1001 Mundos, é sem dúvida, um dos melhores lançamentos portugueses deste ano

–  Brinca Comigo – João Barreiros, David Soares, Luís Filipe Silva e João Ventura – pequeno livro que reúne quatro contos de quatro conhecidos autores portugueses. Ler, ainda não li, mas as expectativas são altas.

Contos de Vampiros – colectânea de contos lançada pela Porto Editora, onde se incluem autores como Agualusa, Miguel Esteves Cardoso, Rui Zink ou Gonçalo M. Tavares.

O Escolhido – Samuel Pimenta –  publicado pela Planeta, podem ler alguns excertos no blog do autor.

Espíritos das Luzes Octávio dos Santos – incluído na colecção 1001 Mundos da Gailivro, encontra-se descrito como o primeiro livro de steampunk português: naves e robots coexistem na Lisboa de Marquês de Pombal.

O Fado da Sombra – Filipe Faria – sexto volume das Crónicas de Allaryia, pela Editorial Presença.

Illusya – Bruno Matos – Outros dos primeiros livros da colecção TEEN, transporta-nos para uma realidade paralela

Imaginarios colecção de contos fantásticos, ficção científica e terror, pela editora brasileira Draco, para a qual foram já seleccionados alguns autores portugueses (João Barreiros, Jorge Candeias e Luís Filipe Silva).

– Memórias de um Vampiro – Rafael Loureiro – livro sobre vampiros, publicado pela presença e extensamente criticado e debatido.

Mucha – David Soares , Osvaldo Medina e Mário Freitas

Orbias – As Guerreiras da Deusa – Fábio Ventura – lançado pela Casa das Letras, dirige-se a um público jovem e enquadra-se no género fantástico

Uma Noite Não são dias – Mário Zambujal – uma história que ocorre num futuro pouco distante, 2044, pretende parodiar as evoluções da sociedade a partir de tendências que podemos já hoje observar (palavras do próprio autor)

Um Pinguim na Garagem – Luís Caminha (a minha opinião) – um livro em que a premissa da clonagem serve para explorar o relacionamento de um jovem com o pai

A Sacerdotisa dos Penhascos – Sandra Carvalho – quinto volume d’ A Saga das Pedras Mágicas, publicada pela Editorial Presença

Vingança do Lobo – Vitor Frazão – O segundo lançamento na colecção Mundo Fantástico, pela Chiado Editora

Alguns dos livros lançados parecem-me bastante fraquinhos e não se incluem na lista de possíveis leituras dos próximos tempos. Realçaria, sem surpresas, o livro do Telmo Marçal (que irá constar na lista de melhores do ano), os livros de contos Imaginarios e Brinca Comigo, assim como Um Pinguim na Garagem e Mucha. Os lançamentos juvenis da colecção Teen também me parecem bastante interessantes, ainda que não pense lê-los.

Quase de certeza que esta lista não se encontra completa, pelo que agradeço quaisquer referências que se encontrem em falta.

28 pensamentos sobre “Lançamentos portugueses 2009 (Fantasia, Ficção Científica e Horror)

  1. Assim de repente, lembro-me do “Orbias” do Fábio Ventura, que li e ficou um pouco aquém das expectativas.
    Dos que referes, também gostei muito do livro do Telmo Marçal e do do Martin S. Braun (boa surpresa!).

  2. Já inclui – o próprio Fábio Ventura lembro-me pelo Twitter 🙂
    O do Telmo Marçal irá ser incluído de certeza entre os melhores de 2009.
    De resto e dado que me encontro de férias, espero ler ainda este ano o Brinca Comigo, os dois volumes de Imaginarios (já lhes peguei) e o Mucha.

  3. Obrigado pela lista, estou a compilar um “best of” português de 2009, e já sei que vou ter de comprar um ou dois que me faltavam, para os ler em tempo recorde. 😉

  4. Pingback: Retrospectiva Crítica – Antologias, Coletâneas e Ebooks (2) « Ficção Científica e Afins

  5. Falta aí o “Espíritos das Luzes” do Octávio dos Santos.

    O “Brinca Comigo”, a editora vai ainda enviar-em uma cópia e só então poderei ler. Gostei muito do “Mucha”, assim como “As Atribulações de Jacques Bonhomme” e para minha surpresa, o “Contos de Vampiros”.

    Desconhecia da publicação “Um Pinguim na Garagem”, que epero poder lê-lo também.

    Quanto ao “Imaginários”, onde é que se pode arranjar isso. Está à venda por cá?

    E a terminar, gostei imenso deste post.

    Um abraço,

    Rui

  6. Olha, esse do Octavio Santos me deu um misto de medo e curiosidade – e o do Telmo Marçal já está na lista pra pedir a algum desavisado que vá cruzar o Oceano. O grande proibitivo para comprar livros portugueses é o preço do frete cobrado pelas lojas online daí: chega a ser 4 vezes mais caro que na Amazon. E quando chegam nas poucas livrarias que trabalham com eles, o preço está altissimo…

  7. Sim ! eu queixo-me exactamente do mesmo desse lado… quando vou ver o preço dos portes até caio para o lado… quero ver se algum dos meus colegas vai a esse lado do Atlântico para me trazer umas coisitas 🙂

  8. Caro Octávio, por acaso até tenho comigo o “Espíritos das Luzes” que espero vir a ler em breve. Entretanto já comecei a ler também o “Poemas” de Alfred Tennyson, que estou a gostar muito.

    Quanto aos livros brasileiros, é pena que seja tão difícil arranjá-los por cá. Gostava inclusive que houvesse mais informação sobre o que se vai fazendo no Brasil.

  9. Destes só li o “Um Pinguim na Garagem”, que nem estava à espera que fosse um livro de ficção científica. Acho que é outra onda, tipo Ray Bradbury, talvez. Muito poético. Gostei muito. Vou tentar ler o do Marçal também. Obrigado pelas dicas. 🙂

  10. Pingback: Alguns lançamentos internacionais em Portugal – 2009 (Fantasia, Ficção Científica e Horror) « Rascunhos

  11. Pingback: Enciclopédia da Estória Universal – Afonso Cruz « Rascunhos

  12. Pingback: Ficção Especulativa Portuguesa em 2010 (Fantasia, Ficção Científica e Horror) « Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.