Uma noite não são dias – Mário Zambujal

uma noite

Uma noite não são dias é um pequeno livro publicado pela Planeta, de Mário Zambujal, cuja acção decorre no ano de 2044. Uma paródia futurista que se centra no reencontro de dois amigos que terão seguido caminhos opostos, Antony e James: o primeiro é historiador, o segundo escultor de nus femininos. Após o reencontro, Antony decide convidar o amigo a jantar em sua casa, no dia em que a esposa irá cozinhar, feito raro que só ocorre de semestre a semestre.

O serão é, no entanto, interrompido. Durante um curto apagão terão ocorrido dois assaltos e Antony como historiador, é convidado para discursar sobre a desaparecida coroa da rainha Matilde, deixando James a sós com a Grace. Ambos se sentem atraídos um pelo outro, mas escondem os seus sentimentos, numa época caracterizada por total desinibição. Por outro lado, o relacionamento entre Antony e Grace é frágil, caracterizado por críticas constantes de Antony pela forma de vestir da esposa, pouco luxuosa.

Entre os dois misteriosos crimes, a amizade de Antony e James, e o casamento de Grace e Antony, vamos conhecendo mais alguns detalhes de uma sociedade onde os robôts são despedidos das fábricas, e as mulheres ocupam agora os lugares de chefia, detalhes exagerados ao expoente cómico.

Uma noite não são dias é um livro engraçado, uma história curta com elementos cómicos e desenlace expectável, uma obra de agradável leitura ainda que não excepcional.

4 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.